sicnot

Perfil

País

Comissão Europeia lança prémio de jornalismo Fernando de Sousa

A Comissão Europeia anunciou hoje o lançamento do prémio de jornalismo Fernando de Sousa, que será atribuído a jornalistas e estudantes de cursos de media que tenham contribuído "de forma notável" para os temas de assuntos europeus.

O prémio é apresentado hoje, dia 09 de maio, Dia da Europa, e será atribuído, pela primeira vez, na mesma data do próximo ano, refere um comunicado da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

"O prémio de jornalismo Fernando de Sousa visa honrar e perpetuar o profissionalismo do jornalista", refere.

Fernando de Sousa foi um jornalista português especializado em assuntos europeus, que passou pela RDP, BBC, Diário de Notícias e SIC e faleceu a 9 de outubro de 2014.

O prémio será atribuído a jornalistas e estudantes de cursos de jornalismo e comunicação social que tenham contribuído "de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal".

A Representação da Comissão Europeia em Portugal adianta que o prémio é atribuído "num espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e no contexto da intenção da Comissão Europeia de melhorar a comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus".

As candidaturas elegíveis são artigos e reportagens que abordem questões importantes a nível europeu ou que promovam um melhor conhecimento das instituições ou políticas europeias e que tenham sido publicados ou difundidos entre 9 de maio deste ano e 14 de janeiro de 2017.

Estes artigos e reportagens candidatos ao prémio têm de ter sido elaborados em português, num meio de comunicação português e que não tenham recebido qualquer outra distinção.

A apresentação das candidaturas para a edição de 2017 terá início a 15 de janeiro de 2017 e terminará a 1 de março do mesmo ano.

O lançamento do prémio de jornalismo Fernando de Sousa, que decorre ao final do dia em Lisboa, contará com a presença do presidente do Conselho de Administração da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, da família e amigos do jornalista.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Incêndio em Alfragide deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação em Alfragide, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa