sicnot

Perfil

País

Nove distritos de Portugal sob aviso amarelo devido a chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo nove distritos de Portugal continental devido a aguaceiros fortes acompanhados de trovoada.

(Arquivo)

(Arquivo)

REUTERS

Segundo o IPMA, que divulgou os avisos cerca das 22:45, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 01:00 e as 10:00 de terça-feira.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA avançou hoje com uma previsão especial do estado do tempo até sexta-feira, na qual refere que Portugal continental vai estar "sob influência de uma região depressionária centrada a oeste do território, prevendo-se chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada".

A partir de sexta-feira, dia 13, o IPMA já prevê um desagravamento das condições do estado do tempo, com diminuição da precipitação, embora esta ainda seja frequente nas regiões norte e centro.

Lusa

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • O mapa das vítimas dos incêndios
    1:19

    País

    Aumentou para 37 o número de mortes na sequência dos fogos que assolaram a zona Centro do país desde o fim de semana. Feridos são pelo menos 71. Atualizamos aqui o mapa, segundo o último balanço da Proteção Civil.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • "Temos que cuidar dos feridos, temos que recuperar os territórios"
    1:02

    País

    O primeiro-ministro disse hoje que, depois das chamas apagadas, agora é o tempo de passar das palavras aos atos, de decidir e executar. Após uma visita a feridos dos incêndios, em Coimbra, António Costa confirmou que o Conselho de Ministros do próximo sábado vai transformar em medidas as recomendações feitas pela comissão técnica independente.

  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06