sicnot

Perfil

País

Risco de cheias aumenta no distrito de Santarém

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém informou hoje, em comunicado, que o risco de cheia vai aumentar nas próximas horas em zonas de Constância, Vila Nova da Barquinha, Santarém e Golegã.

Águeda

Águeda

PAULO NOVAIS

Segundo o comunicado, emitido às 22:00, "verificou-se um aumento dos caudais dos afluentes das barragens, principalmente da barragem do Fretel", devido às descargas das barragens espanholas, com os caudais do Almourol a manterem-se elevados.

"O risco de cheia aumentará por isso nas próximas horas, com principal impacto nas zonas ribeirinhas, com particular destaque para os campos a sul do descarregador do Dique D'El Rei (no concelho da Golegã", refere o CDOS.

Perante o cenário, o CDOS prevê para o município de Constância "oscilação dos caudais junto das zonas confinantes aos rios Zêzere e Tejo", bem como submersão do cais de Tancos e zona baixa da Barquinha.

Para os municípios de Santarém e Golegã, o CDOS avisa para a "possível submersão da Estrada Nacional 365 na ponte do Alviela" e em Palhais e a possibilidade de isolamento da povoação do Reguengo de Alviela".

O CDOS identificou também algumas inundações em estradas secundárias nos municípios de Alpiarça, Almeirim, Golegã e Santarém, algumas das quais devido à falta de escoamento.

O CDOS de Santarém fará um novo ponto da situação às 07:00 de sexta-feira.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.