sicnot

Perfil

País

Risco de cheias aumenta no distrito de Santarém

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém informou hoje, em comunicado, que o risco de cheia vai aumentar nas próximas horas em zonas de Constância, Vila Nova da Barquinha, Santarém e Golegã.

Águeda

Águeda

PAULO NOVAIS

Segundo o comunicado, emitido às 22:00, "verificou-se um aumento dos caudais dos afluentes das barragens, principalmente da barragem do Fretel", devido às descargas das barragens espanholas, com os caudais do Almourol a manterem-se elevados.

"O risco de cheia aumentará por isso nas próximas horas, com principal impacto nas zonas ribeirinhas, com particular destaque para os campos a sul do descarregador do Dique D'El Rei (no concelho da Golegã", refere o CDOS.

Perante o cenário, o CDOS prevê para o município de Constância "oscilação dos caudais junto das zonas confinantes aos rios Zêzere e Tejo", bem como submersão do cais de Tancos e zona baixa da Barquinha.

Para os municípios de Santarém e Golegã, o CDOS avisa para a "possível submersão da Estrada Nacional 365 na ponte do Alviela" e em Palhais e a possibilidade de isolamento da povoação do Reguengo de Alviela".

O CDOS identificou também algumas inundações em estradas secundárias nos municípios de Alpiarça, Almeirim, Golegã e Santarém, algumas das quais devido à falta de escoamento.

O CDOS de Santarém fará um novo ponto da situação às 07:00 de sexta-feira.

Lusa

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano