sicnot

Perfil

País

Risco de cheias aumenta no distrito de Santarém

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém informou hoje, em comunicado, que o risco de cheia vai aumentar nas próximas horas em zonas de Constância, Vila Nova da Barquinha, Santarém e Golegã.

Águeda

Águeda

PAULO NOVAIS

Segundo o comunicado, emitido às 22:00, "verificou-se um aumento dos caudais dos afluentes das barragens, principalmente da barragem do Fretel", devido às descargas das barragens espanholas, com os caudais do Almourol a manterem-se elevados.

"O risco de cheia aumentará por isso nas próximas horas, com principal impacto nas zonas ribeirinhas, com particular destaque para os campos a sul do descarregador do Dique D'El Rei (no concelho da Golegã", refere o CDOS.

Perante o cenário, o CDOS prevê para o município de Constância "oscilação dos caudais junto das zonas confinantes aos rios Zêzere e Tejo", bem como submersão do cais de Tancos e zona baixa da Barquinha.

Para os municípios de Santarém e Golegã, o CDOS avisa para a "possível submersão da Estrada Nacional 365 na ponte do Alviela" e em Palhais e a possibilidade de isolamento da povoação do Reguengo de Alviela".

O CDOS identificou também algumas inundações em estradas secundárias nos municípios de Alpiarça, Almeirim, Golegã e Santarém, algumas das quais devido à falta de escoamento.

O CDOS de Santarém fará um novo ponto da situação às 07:00 de sexta-feira.

Lusa

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.