sicnot

Perfil

País

Moeda de 7,5 euros que evoca Eusébio entra em circulação na segunda-feira

A moeda de coleção com a efígie do antigo futebolista Eusébio, desenhada por André Carrilho e com valor facial de 7,5 euros, vai ser colocada em circulação na próxima segunda-feira.

BANCO DE PORTUGAL

A data entrada em circulação da moeda, que se integra na série "Ídolos do Desporto", foi publicada hoje em Diário da República.

Segundo o Banco de Portugal, "a distribuição da moeda ao público será efetuada através das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal".

A moeda, produzida em cuproníquel, apresenta numa das faces a figura de Eusébio em movimento de remate, e na outra a representação do busto do antigo futebolista, orlada com as legendas laterais Eusébio e Portugal 2016.

Eusébio da Silva Ferreira, que representou o Benfica entre 1960 e 1975, morreu a 5 de janeiro de 2014, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

A 3 de julho de 2015, os seus restos mortais foram transladados para o Panteão Nacional.

Ao serviço do Benfica conquistou, entre outros títulos, 11 campeonatos nacionais e uma Taça dos Campeões Europeus. O "Pantera Negra" como ficou conhecido, ganhou uma Bola de Ouro e duas Botas de Ouro.

No Mundial Inglaterra de 1966, em que Portugal terminou na terceira posição, foi o melhor marcador, com nove golos.

Com Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47