sicnot

Perfil

País

Moeda de 7,5 euros que evoca Eusébio entra em circulação na segunda-feira

A moeda de coleção com a efígie do antigo futebolista Eusébio, desenhada por André Carrilho e com valor facial de 7,5 euros, vai ser colocada em circulação na próxima segunda-feira.

BANCO DE PORTUGAL

A data entrada em circulação da moeda, que se integra na série "Ídolos do Desporto", foi publicada hoje em Diário da República.

Segundo o Banco de Portugal, "a distribuição da moeda ao público será efetuada através das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal".

A moeda, produzida em cuproníquel, apresenta numa das faces a figura de Eusébio em movimento de remate, e na outra a representação do busto do antigo futebolista, orlada com as legendas laterais Eusébio e Portugal 2016.

Eusébio da Silva Ferreira, que representou o Benfica entre 1960 e 1975, morreu a 5 de janeiro de 2014, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

A 3 de julho de 2015, os seus restos mortais foram transladados para o Panteão Nacional.

Ao serviço do Benfica conquistou, entre outros títulos, 11 campeonatos nacionais e uma Taça dos Campeões Europeus. O "Pantera Negra" como ficou conhecido, ganhou uma Bola de Ouro e duas Botas de Ouro.

No Mundial Inglaterra de 1966, em que Portugal terminou na terceira posição, foi o melhor marcador, com nove golos.

Com Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.