sicnot

Perfil

País

Moeda de 7,5 euros que evoca Eusébio entra em circulação na segunda-feira

A moeda de coleção com a efígie do antigo futebolista Eusébio, desenhada por André Carrilho e com valor facial de 7,5 euros, vai ser colocada em circulação na próxima segunda-feira.

BANCO DE PORTUGAL

A data entrada em circulação da moeda, que se integra na série "Ídolos do Desporto", foi publicada hoje em Diário da República.

Segundo o Banco de Portugal, "a distribuição da moeda ao público será efetuada através das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal".

A moeda, produzida em cuproníquel, apresenta numa das faces a figura de Eusébio em movimento de remate, e na outra a representação do busto do antigo futebolista, orlada com as legendas laterais Eusébio e Portugal 2016.

Eusébio da Silva Ferreira, que representou o Benfica entre 1960 e 1975, morreu a 5 de janeiro de 2014, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

A 3 de julho de 2015, os seus restos mortais foram transladados para o Panteão Nacional.

Ao serviço do Benfica conquistou, entre outros títulos, 11 campeonatos nacionais e uma Taça dos Campeões Europeus. O "Pantera Negra" como ficou conhecido, ganhou uma Bola de Ouro e duas Botas de Ouro.

No Mundial Inglaterra de 1966, em que Portugal terminou na terceira posição, foi o melhor marcador, com nove golos.

Com Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.