sicnot

Perfil

País

Costa em Roma a convite de Renzi numa reunião com Hollande e Tsipras

O primeiro-ministro, António Costa, participa a convite do seu homólogo italiano, Matteo Renzi, na sexta-feira, em Roma, numa reunião de chefes de Governo e de Estado socialistas e progressistas da União Europeia.

António Costa recebido por Alexis Tsipras em Atenas em abril.

António Costa recebido por Alexis Tsipras em Atenas em abril.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Na reunião, que decorrerá no Museu Capitolino, na capital italiana, estarão presentes o Presidente da República de França, François Hollande, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, que procederão a uma análise sobre a atual situação da União Europeia.

Esta é a segunda reunião neste formato, depois da iniciativa do presidente francês de juntar a 12 de março passado, no Palácio do Eliseu, em Paris, líderes de governos socialistas e progressistas da União Europeia.

Os chefes de Governo e de Estado socialistas e progressistas vão debater em particular temas como as políticas europeias de crescimento, a promoção do emprego jovem e a questão dos refugiados.

Em Roma estarão ainda o vice-presidente da Comissão Europeia Frans Timmermans, a alta representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança, Federica Mogherini, o chanceler austríaco, Christian Kern, o primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, o líder dos socialistas espanhóis, Pedro Sanchez, assim como os presidentes do Partido Socialista Europeu e da bancada socialista em Estrasburgo e vários ministros dos Negócios Estrangeiros de Estados-membros da União Europeia.

No final da reunião, prevista para as 18:00 locais, António Costa regressa logo a Lisboa, onde votará no primeiro dos dois dias de eleições diretas do PS para o cargo de secretário-geral deste partido - lugar ao qual concorre pela segunda vez e que desta tem a candidatura alternativa do ex-dirigente socialista Daniel Adrião.

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • População afetada pelo fogo tenta repor o que as chamas destruíram
    1:54
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.