sicnot

Perfil

País

Marcelo diz que António Costa é "otimista militante" desde tempo de aluno

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que o primeiro-ministro, António Costa, é um "otimista militante" desde o tempo em que era seu aluno, com o chefe de Estado a definir-se também como otimista, mas "racional".

Lusa

"Desde que foi meu aluno sempre o achei um otimista militante. Eu também era um otimista, mas, até porque era mais velho, menos militante", vincou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República foi questionado pelos jornalistas em Lisboa, à margem de uma conferência da Associação de Pensionistas e Reformados (APRe!), onde interveio, sobre palavras por si proferidas na quinta-feira numa cerimónia no Porto.

Na inauguração do novo instituto de investigação do Porto, que definiu como "um momento histórico", Marcelo declarou partilhar o mesmo espírito de "otimismo crónico e às vezes ligeiramente irritante" que considerou habitual no primeiro-ministro, António Costa.

"Eu veria do outro lado da História, um pouco com o espírito habitual do senhor primeiro-ministro, aquele seu otimismo crónico e às vezes ligeiramente irritante", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa na inauguração do edifício-sede do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto que contou também com a presença de António Costa.

"Eu sou sempre um otimista racional", disse hoje o chefe de Estado, quando questionado sobre as palavras ditas no dia anterior.

Lusa

  • Marcelo aconselha Costa a manter os "pés assentes no chão"
    2:06

    País

    O Presidente da República e o primeiro-ministro fizeram hoje a habitual reunião semanal no Porto, onde Marcelo Rebelo de Sousa refendeu que apesar de terem opiniões muito diferentes, sabem convergir em torno de "grandes" objetivos nacionais. O Presidente marcou as diferenças em relação a António Costa e defendeu que o primeiro-ministro precisa manter os pés bem assentes no chão.

  • Marcelo diz que Costa sofre de otimismo "crónico e às vezes irritante"
    1:16

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que António Costa sofre de otimismo "crónico e às vezes irritante".No Porto, na inauguração do instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o Presidente da República vincou diferenças em relação ao chefe de Governo e avisou que é preciso manter os pés bem assentes no chão.

  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas celebrações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.