sicnot

Perfil

País

Marcelo diz que António Costa é "otimista militante" desde tempo de aluno

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que o primeiro-ministro, António Costa, é um "otimista militante" desde o tempo em que era seu aluno, com o chefe de Estado a definir-se também como otimista, mas "racional".

Lusa

"Desde que foi meu aluno sempre o achei um otimista militante. Eu também era um otimista, mas, até porque era mais velho, menos militante", vincou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República foi questionado pelos jornalistas em Lisboa, à margem de uma conferência da Associação de Pensionistas e Reformados (APRe!), onde interveio, sobre palavras por si proferidas na quinta-feira numa cerimónia no Porto.

Na inauguração do novo instituto de investigação do Porto, que definiu como "um momento histórico", Marcelo declarou partilhar o mesmo espírito de "otimismo crónico e às vezes ligeiramente irritante" que considerou habitual no primeiro-ministro, António Costa.

"Eu veria do outro lado da História, um pouco com o espírito habitual do senhor primeiro-ministro, aquele seu otimismo crónico e às vezes ligeiramente irritante", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa na inauguração do edifício-sede do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto que contou também com a presença de António Costa.

"Eu sou sempre um otimista racional", disse hoje o chefe de Estado, quando questionado sobre as palavras ditas no dia anterior.

Lusa

  • Marcelo aconselha Costa a manter os "pés assentes no chão"
    2:06

    País

    O Presidente da República e o primeiro-ministro fizeram hoje a habitual reunião semanal no Porto, onde Marcelo Rebelo de Sousa refendeu que apesar de terem opiniões muito diferentes, sabem convergir em torno de "grandes" objetivos nacionais. O Presidente marcou as diferenças em relação a António Costa e defendeu que o primeiro-ministro precisa manter os pés bem assentes no chão.

  • Marcelo diz que Costa sofre de otimismo "crónico e às vezes irritante"
    1:16

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que António Costa sofre de otimismo "crónico e às vezes irritante".No Porto, na inauguração do instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o Presidente da República vincou diferenças em relação ao chefe de Governo e avisou que é preciso manter os pés bem assentes no chão.

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Grécia e Macedónia assinam acordo histórico
    2:02

    Mundo

    A Grécia e a Macedónia assinaram um acordo histórico para mudar o nome da antiga República Jugoslava para República da Macedónia do Norte. Em causa está um problema diplomático entre os dois países que dificultou os planos da Macedónia em aderir à União Europeia e às Nações Unidas.