sicnot

Perfil

País

Ex-inspetor-geral da ASAE António Nunes é eleito hoje presidente do OSCOT

O ex-inspetor-geral da ASAE António Nunes é o único candidato à presidência do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), cujas eleições para os órgãos sociais se realizam hoje.

A eleição de António Nunes, que lidera a única lista para os corpos sociais do OSCOT, realiza-se em assembleia-geral, que vai decorrer ao final do dia, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Fazem também parte da única lista o professor António Rebelo de Sousa, o constitucionalista Jorge Bacelar e a ex-secretária da Administração Interna Dalila Araújo.

O ex-inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) sucede ao antigo ministro da Administração Interna Rui Pereira, que estava no cargo desde 2012, além de ter fundado o OSCOT, em 2003, e que disse à agência Lusa que apenas uma única lista, liderada por António Nunes, é candidata aos corpos sociais do observatório.

"Chegou a hora de dar lugar a outros", afirmou Rui Pereira, destacando o prestígio que este organismo tem na sociedade portuguesa.

António Nunes dirigiu a ASAE entre 2006 e 2013, tendo sido o seu primeiro inspetor-geral.

Fundado em 2003, por Rui Pereira, o Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo declara-se como "uma organização da sociedade civil, independente do Estado, que se preocupa com todos os aspetos que envolvem a segurança do cidadão e da sociedade em geral".

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..