sicnot

Perfil

País

Ex-inspetor-geral da ASAE António Nunes é eleito hoje presidente do OSCOT

O ex-inspetor-geral da ASAE António Nunes é o único candidato à presidência do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), cujas eleições para os órgãos sociais se realizam hoje.

A eleição de António Nunes, que lidera a única lista para os corpos sociais do OSCOT, realiza-se em assembleia-geral, que vai decorrer ao final do dia, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Fazem também parte da única lista o professor António Rebelo de Sousa, o constitucionalista Jorge Bacelar e a ex-secretária da Administração Interna Dalila Araújo.

O ex-inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) sucede ao antigo ministro da Administração Interna Rui Pereira, que estava no cargo desde 2012, além de ter fundado o OSCOT, em 2003, e que disse à agência Lusa que apenas uma única lista, liderada por António Nunes, é candidata aos corpos sociais do observatório.

"Chegou a hora de dar lugar a outros", afirmou Rui Pereira, destacando o prestígio que este organismo tem na sociedade portuguesa.

António Nunes dirigiu a ASAE entre 2006 e 2013, tendo sido o seu primeiro inspetor-geral.

Fundado em 2003, por Rui Pereira, o Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo declara-se como "uma organização da sociedade civil, independente do Estado, que se preocupa com todos os aspetos que envolvem a segurança do cidadão e da sociedade em geral".

  • "Até para o ano", a mensagem de Ronaldo para os adeptos do Real Madrid
  • Despenalização da eutanásia votada na terça-feira no Parlamento
    2:04
  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28

    Economia

    Com o crescimento do turismo, que continua a bater recordes, as companhias aéreas querem profissionais para reforçar as rotas com maior procura e oferecer novos destinos. Só a TAP prevê contratar mais 700 pessoas este ano para várias funções, incluindo 300 tripulantes de cabine e 170 pilotos.

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36
  • Funcionários dos EUA na Coreia do Norte para preparar cimeira
    2:19