sicnot

Perfil

País

Ministro da Educação não está preocupado com providências cautelares dos colégios privados

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse hoje que não está preocupado com as providências cautelares interpostas pelos colégios particulares e adianta que estas são da incumbência de quem as faz.

"Não me preocupa. As providências cautelares são da incumbência de quem as faz e depois é trabalho dos tribunais que aceitam as providencias cautelares, como é normal, e depois seguirão também o seu trabalho, que é um trabalho exclusivamente dos tribunais", afirmou.

Tiago Brandão Rodrigues, que falava aos jornalistas à margem da inauguração da biblioteca da Escola José Silvestre Ribeiro, em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, não quis comentar toda a polémica em torno dos contratos de associação com os colégios privados, para o próximo ano letivo.

"Relativamente à polémica, eu não queria propriamente fazer um comentário. Queria dizer que, nestes últimos dias, como sabem, foi anunciada a rede em que serão abertos novos ciclos no próximo ano e agora todo o processo está a acontecer de forma normal, com toda a tranquilidade e serenidade que acontece todos os anos", disse.

O responsável ministerial explicou ainda que, basicamente, é aberta a oferta para evitar redundâncias entre a oferta pública e toda a necessidade que existe de complementar toda a rede pública, através de contratos de associação com a rede particular e cooperativa.

Questionado sobre a preparação do próximo ano letivo, Tiago Brandão Rodrigues disse que o trabalho de rede está a ser feito neste momento e que, em breve, se saberá exatamente qual vai ser o perfil da rede no próximo ano letivo.

"Aí teremos todo o conhecimento da rede global do território continental. Está neste momento a ser feito todo esse trabalho, não só da rede, que é complementada pelos contratos de associação, mas também de todas as ofertas que fazem parte do serviço nacional de educação", concluiu.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.