sicnot

Perfil

País

Banco Alimentar recolheu 1.921 toneladas de alimentos no fim de semana

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 1.921 toneladas de géneros alimentares durante o fim de semana, numa campanha que envolveu 2.015 superfícies comerciais de todo o país e mais de 40 mil voluntários.

Arquivo.

Arquivo.

A campanha deste fim de semana conseguiu menos 8% dos alimentos recolhidos em maio do ano passado, algo que a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a Fome justifica com o menor fluxo de clientes das lojas "por ter sido um fim de semana de ponte", devido ao feriado da passada quinta-feira.

Tendo em conta esta condicionante, Isabel Jonet considera os resultados da campanha muito positivos, segundo explicou à agência Lusa.

O volume de alimentos recolhidos foi também inferior ao da campanha de novembro, quando foram doadas 2.270 toneladas.

Os alimentos vão agora ser distribuídos por 2.360 instituições de solidariedade social, abrangendo mais de 436 mil pessoas, segundo um comunicado da instituição.

A campanha prolonga-se até 05 de junho através da modalidade "Ajuda Vale", adaptada a estabelecimentos de menor dimensão, e no portal de doação online www.alimentestaideia.net.

O Banco Alimentar de Lisboa celebra este ano 25 anos de existência, coincidindo com o Ano contra o Desperdício Alimentar, proclamado pela Assembleia da República.

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58