sicnot

Perfil

País

Buscas subaquáticas pelo músico espanhol desaparecido no rio Minho foram suspensas

As buscas subaquáticas no rio Minho para encontrar um espanhol de 35 anos de uma banda que atuou na sexta-feira em Monção foram suspensas cerca das 18:30, sendo que nos próximos dias vão decorrer nas margens portuguesa e espanhola.

Arquivo

Arquivo

Em declarações hoje à agência Lusa o capitão do Porto e Comandante da Polícia Marítima (PM) de Caminha, Gonzalez dos Paços, adiantou que "nos últimos dois dias de buscas subaquáticas os cerca de 20 mergulhadores portugueses e espanhóis envolvidos nas operações passaram a pente fino mais 1,5 quilómetros do curso internacional de água, sem resultados".

"As buscas subaquáticas foram hoje suspensas mas podem ser retomadas a qualquer momento se tivermos algum sinal. Não desistimos de procurar mas vamos baixar a intensidade do dispositivo empenhados nos últimos dois dias. Hoje, até ao cair da noite e nos próximos dias vamos procurar nas margens do rio e à superfície, no espelho de água", explicou aquele responsável.

Gonzalez dos Paços adiantou que, nos próximos dias "serão realizadas buscas duas vezes por dia, uma de manhã e outra à tarde, em ambas do rio Minho".

Nos últimos dois dias, segundo Gonzalez dos Paços, "estiveram empenhados cerca de 20 mergulhadores da Armada espanhola e dos bombeiros portugueses".

As operações contaram ainda com a participação de efetivos da Polícia Marítima (PM), dos Bombeiros Voluntários de Monção, da Proteção Civil espanhola e da Guardia Civil.

O capitão do Porto e comandante da PM de Caminha explicou que "no domingo foi encontrado, no rio, um trompete, que se viria a confirmar pertencer ao músico espanhol".

O homem foi dado como desaparecido na noite de sábado. A banda espanhola que integrava atuou na sexta-feira à noite nas comemorações do dia do concelho de Monção, este ano assinalado com a inauguração do núcleo museológico da Torre de Lapela, um dos mais importantes monumentos do concelho.

"De acordo com os testemunhos dos colegas da banda, o homem disse que ia descansar para o carro e, a partir daí, nunca mais o viram", acrescentou hoje Gonzalez dos Paços.

No domingo, à Lusa, Gonzalez dos Paços adiantou que um pescador encontrou nas margens do rio Minho, junto ao parque das merendas de Lapela, uma boquilha do instrumento de sopro que o músico espanhol tocava.

Entretanto, foram também encontradas as chaves do carro do músico nas margens deste curso de água.

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Pensões vão subir em janeiro

    Economia

    As pensões vão subir entre 1 e 1,8% em janeiro próximo. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta quinta-feira o valor da inflação, que vai definir a atualização das reformas em 2018.

  • Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

    Mundo

    Uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou hoje à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero, de acordo com o relatório final. O mesmo documento, com 189 recomendações e 17 volumes, indicou que deve também ser esclarecido até onde vai o segredo da confissão quando estão em causa provas de crimes contra menores.

  • Trabalhos de estabilização de solos nas áreas ardidas começam na Lousã
    1:24

    País

    Vários concelhos afetados pelos incêndios estão a começar a receber uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas. O trabalho arrancou esta quinta-feira na zona da Lousã e tem como objetivo reduzir o impacto da chuva nos terrenos afetados pelos fogos. Nos trabalhos, estão presentes o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro e a Força Especial de Bombeiros.

  • Anúncio de lince ibérico no OLX sob investigação
    1:25

    País

    A GNR está a investigar um anúncio de venda de um lince ibérico no site de classificados OLX. As autoridades admitem poder tratar-se de uma bricandeira, mas sendo o lince uma espécie protegida e a sua captura e venda um crime, o caso está a ser investigado. O anúncio foi entretanto retirado do site.