sicnot

Perfil

País

Buscas subaquáticas pelo músico espanhol desaparecido no rio Minho foram suspensas

As buscas subaquáticas no rio Minho para encontrar um espanhol de 35 anos de uma banda que atuou na sexta-feira em Monção foram suspensas cerca das 18:30, sendo que nos próximos dias vão decorrer nas margens portuguesa e espanhola.

Arquivo

Arquivo

Em declarações hoje à agência Lusa o capitão do Porto e Comandante da Polícia Marítima (PM) de Caminha, Gonzalez dos Paços, adiantou que "nos últimos dois dias de buscas subaquáticas os cerca de 20 mergulhadores portugueses e espanhóis envolvidos nas operações passaram a pente fino mais 1,5 quilómetros do curso internacional de água, sem resultados".

"As buscas subaquáticas foram hoje suspensas mas podem ser retomadas a qualquer momento se tivermos algum sinal. Não desistimos de procurar mas vamos baixar a intensidade do dispositivo empenhados nos últimos dois dias. Hoje, até ao cair da noite e nos próximos dias vamos procurar nas margens do rio e à superfície, no espelho de água", explicou aquele responsável.

Gonzalez dos Paços adiantou que, nos próximos dias "serão realizadas buscas duas vezes por dia, uma de manhã e outra à tarde, em ambas do rio Minho".

Nos últimos dois dias, segundo Gonzalez dos Paços, "estiveram empenhados cerca de 20 mergulhadores da Armada espanhola e dos bombeiros portugueses".

As operações contaram ainda com a participação de efetivos da Polícia Marítima (PM), dos Bombeiros Voluntários de Monção, da Proteção Civil espanhola e da Guardia Civil.

O capitão do Porto e comandante da PM de Caminha explicou que "no domingo foi encontrado, no rio, um trompete, que se viria a confirmar pertencer ao músico espanhol".

O homem foi dado como desaparecido na noite de sábado. A banda espanhola que integrava atuou na sexta-feira à noite nas comemorações do dia do concelho de Monção, este ano assinalado com a inauguração do núcleo museológico da Torre de Lapela, um dos mais importantes monumentos do concelho.

"De acordo com os testemunhos dos colegas da banda, o homem disse que ia descansar para o carro e, a partir daí, nunca mais o viram", acrescentou hoje Gonzalez dos Paços.

No domingo, à Lusa, Gonzalez dos Paços adiantou que um pescador encontrou nas margens do rio Minho, junto ao parque das merendas de Lapela, uma boquilha do instrumento de sopro que o músico espanhol tocava.

Entretanto, foram também encontradas as chaves do carro do músico nas margens deste curso de água.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".