sicnot

Perfil

País

SNS pagou 100 M€ em cirurgias a hospitais privados

Nos últimos dois anos, os hospitais públicos pagaram cerca de 100 milhões de euros em cirurgias feitas no privado para reduzir as listas de espera.

A informação é avançada pelo Diário de Notícias que revela que as operações foram feitas através dos chamados vales-cirurgia emitidos ao final de seis meses de o doente estar à espera.

Só em 2015 foram emitidos mais 111 mil vales que levaram à realização de mais de 20 mil e duzentas operações, com um custo de 36 milhões de euros.

O ano terminou com perto de 194 mil utentes na lista de inscritos para cirurgia, mais dez mil que em 2014. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra é o que tem a fatura mais alta e mais de duas mil e quinhentas cirurgias realizadas fora.

  • Mais de 1600 fiscalizações a IPSS em dois anos
    1:05

    Expresso da Meia Noite

    Nos últimos dois anos, o Estado fez mais de 1600 ações de fiscalização a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), das quais resultaram mais de 70 destituições e 80 participações ao Ministério Público. Os números foram avançados pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, no programa Expresso da Meia-noite, na SIC Notícias.