sicnot

Perfil

País

Portugal tem 71 praias com zero poluição, Gaia e Vila do Bispo lideram

A associação ambientalista Zero contou 71 praias portuguesas com zero poluição, três delas interiores, com os concelhos de Vila Nova de Gaia, Porto, e de Vila do Bispo, Algarve, a liderar o grupo com seis zonas balneares cada.

LUSA

"Conseguimos descobrir que há 71 praias que têm mesmo zero de poluição, ou seja, são praias onde todas as análises feitas ao longo das três últimas épocas balneares completas não detetaram qualquer colónia, quer de escherichia coli, quer de enterococos intestinais", os dois parâmetros controlados nas zonas balneares, disse hoje à agência Lusa o presidente da Zero.

O trabalho de comparação da Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável baseou-se nos resultados das análises disponibilizados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), referentes às três últimas épocas balneares.

A maior parte das zonas balneares portuguesas abrem hoje, embora a época balnear já tenha começado em algumas praias, como em Cascais, a 01 de maio.

Até 15 de junho todas as praias vigiadas estarão "abertas", com 4.100 nadadores salvadores, espaços que devem ser preferidos aos 350 quilómetros sem vigilância, conforme os conselhos do Instituto de Socorros a Náufragos e também da Zero.

Portugal tem 579 zonas balneares, a maior parte costeiras e Francisco Ferreira considerou verdadeiramente fantástico o número de praias sem qualquer contaminação, explicando, no entanto, que uma praia "pode ser excelente apresentando alguns valores [de poluição], na ordem de várias dezenas, sem problema algum".

A Zero encontrou um conjunto de três praias interiores - Vale do Rossim, no concelho de Gouveia, Fraga da Pegada (Macedo de Cavaleiros) e Zaboeira, na albufeira de Castelo de Bode (Vila de Rei) -, uma de transição, numa zona estuarina, em Vila Nova de Milfontes (Odemira), a praia do Farol, e um total de 67 costeiras com "este registo notável de zero poluição" ao longo de três anos seguidos.

"Os concelhos de Vila Nova de Gaia e Vila do Bispo têm cada um seis praias com este perfil e Aljezur consegue ter cinco praias com zero de poluição", avançou o presidente da Zero.

Francisco Ferreira defendeu ser fundamental que os apreciadores de praia frequentem apenas zonas balneares classificadas e chamou ainda a atenção para a importância de as pessoas se responsabilizarem por cuidar destas áreas.

O ambientalista lembrou que, à escala mundial, uma das maiores preocupações com a defesa da natureza relaciona-se com o plástico deixado nas praias e que depois vai para o mar, material que polui e, ao degradar-se em pequenas partículas, é confundido com alimento e ingerido pelos peixes e aves.

Um terceiro apelo da Zero tem a ver com a preservação da paisagem já que muitas destas zonas são sensíveis, com dunas, por exemplo.

O relatório da Agência Europeia do Ambiente (EEA na sigla em inglês), divulgado na semana passada, refere que as zonas balneares com qualidade excelente são 84,5% do total em Portugal, mas o país ainda tem três casos de má qualidade.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.