sicnot

Perfil

País

Risco Muito Alto e Alto de exposição à radiação ultravioleta em todas as regiões do país

Todas as regiões do país apresentam hoje risco 'Muito Alto' e 'Alto' de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

reuters

De acordo com o instituto, em risco 'Muito Alto' de exposição à radiação UV estão as regiões de Bragança, Faro, Vila Real, Guarda, Sagres, Viseu, Leiria, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Funchal, Porto Santo, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

O IPMA indica ainda que as regiões da Horta e Santa Cruz das Flores (Açores) apresentam hoje com risco 'Alto'.

Para as regiões com níveis 'Muito Alto', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 02, em que o UV é 'Baixo', 03 a 05 ('Moderado'), 06 a 07 ('Alto'), 08 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente de noroeste durante a tarde no litoral oeste, neblina ou nevoeiro matinal no litoral centro e subida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do litoral oeste.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se do quadrante norte e pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos em especial na madrugada e manhã e vento oeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora, tornando-se bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 16 e 30 graus Celsius, no Porto entre 15 e 27, em Vila Real entre 12 e 26, em Bragança entre 08 e 25, em Viseu entre 12 e 26, na Guarda entre 11 e 22, em Coimbra entre 13 e 28, em Castelo Branco entre 15 e 28, em Santarém entre 13 e 32, em Évora entre 13 e 31, em Beja entre 15 e 32, em Faro entre 20 e 27, no Funchal entre 17 e 24, em Ponta Delgada entre 16 e 21, na Horta entre 15 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 19.

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42