sicnot

Perfil

País

Risco Muito Alto e Alto de exposição à radiação ultravioleta em todas as regiões do país

Todas as regiões do país apresentam hoje risco 'Muito Alto' e 'Alto' de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

reuters

De acordo com o instituto, em risco 'Muito Alto' de exposição à radiação UV estão as regiões de Bragança, Faro, Vila Real, Guarda, Sagres, Viseu, Leiria, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Funchal, Porto Santo, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

O IPMA indica ainda que as regiões da Horta e Santa Cruz das Flores (Açores) apresentam hoje com risco 'Alto'.

Para as regiões com níveis 'Muito Alto', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 02, em que o UV é 'Baixo', 03 a 05 ('Moderado'), 06 a 07 ('Alto'), 08 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente de noroeste durante a tarde no litoral oeste, neblina ou nevoeiro matinal no litoral centro e subida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do litoral oeste.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se do quadrante norte e pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos em especial na madrugada e manhã e vento oeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora, tornando-se bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 16 e 30 graus Celsius, no Porto entre 15 e 27, em Vila Real entre 12 e 26, em Bragança entre 08 e 25, em Viseu entre 12 e 26, na Guarda entre 11 e 22, em Coimbra entre 13 e 28, em Castelo Branco entre 15 e 28, em Santarém entre 13 e 32, em Évora entre 13 e 31, em Beja entre 15 e 32, em Faro entre 20 e 27, no Funchal entre 17 e 24, em Ponta Delgada entre 16 e 21, na Horta entre 15 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 19.

  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35
  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Violência volta às favelas do Rio de Janeiro
    3:21

    Mundo

    As favelas do Rio de Janeiro voltaram aos níveis de violência dos anos 90. A cidade de Deus foi uma das favelas pacificadas que voltou a registar tiroteios diariamente, os moradores falam de situações de trauma e do medo das crianças.

  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.

  • Companhia aérea obriga deficiente físico a entrar no avião sem ajuda

    Mundo

    Um homem com uma deficiência física que o obriga a andar numa cadeira de rodas foi obrigado a subir sozinho as escadas de um avião da companhia aérea Vanilla Air. Hideto Kijima deparou-se com a situação quando estava a embarcar da ilha de Amami para Osaka, no Japão, com vários amigos que foram proibidos de o ajudar.

  • De onde vem o dinheiro de Isabel II?

    Mundo

    A rainha Isabel II vai ser aumentada - pelo exercício das suas funções -, em 2018, para 82,2 milhões de libras (93,5 milhões de euros). Este valor é pago pelo Estado britânico. Contudo, esta não é a única fonte de rendimento da rainha de Inglaterra. Isabel II também recebe pelas terras, casas e empresas que tem espalhadas pelo Reino Unido.

  • Cão corre os EUA a entregar águas aos árbitros em jogos de basebol
    0:20