sicnot

Perfil

País

Há ruas em Alfama em que "já não se fala português"

A Associação do Património e População de Alfama (APPA) promove no sábado um debate sobre o futuro deste bairro lisboeta, onde proliferam alojamentos turísticos e saem residentes, originando casos de ruas em que "já não se fala português".

© Rafael Marchante / Reuters

"Na Rua de São Pedro já não se fala português, na Rua dos Remédios já não se fala português e na Rua de São Miguel já não se fala português", disse à agência Lusa a presidente da APPA, Maria de Lurdes Pinheiro.

A representante, que já foi presidente da Junta de Freguesia de Santo Estêvão, salientou que, apesar de o turismo ser importante para a economia, é necessário alertar para as suas consequências negativas, resultantes da proliferação de unidades de alojamento local e de hotéis.

"Parece que agora toda a gente começa a acordar desta 'turistificação' desenfreada que está a acontecer em Alfama", considerou.

Conhecedora do território, Maria de Lurdes Pinheiro exemplificou que famílias que nasceram e sempre viveram no Beco da Lapa, perto de Santa Apolónia, já estão a morar noutro sítio.

Acresce que, "com esta questão da lei das rendas, também terminam agora aqueles contratos de cinco anos e há muita a gente a ter de sair, não é a querer", frisou.

Contando com sociólogos (José Luís Casanova), antropólogos (Adília Rivotti e Laura Almodovar) e arqueólogos (Clementino Amaro), o debate visa "conversar com pessoas que já estudaram isto e que até têm escrito sobre esta situação", de forma a encontrar soluções para os residentes.

"Queremos evitar estas situações. Ainda para mais sendo um bairro histórico e com tantos anos, que é lindo pelas pessoas que lá vivem e pelas coisas que já lá existem", referiu Maria de Lurdes Pinheiro.

O debate "Alfama: Turismo, tradição e futuro" decorre, a partir das 15:30, no Museu do Fado.

Uns dias depois, na segunda-feira, a questão da habitação na cidade volta a estar em foco no debate "Quem vai poder morar em Lisboa?", que visa abordar temas como a gentrificação (valorização imobiliária de uma zona urbana, geralmente acompanhada da deslocação de residentes), o turismo e a subida nos preços do mercado imobiliário, falando das causas e consequências e propondo soluções.

Segundo a informação disponível no evento criado na rede social Facebook, o debate - que é organizado por "um grupo informal de lisboetas" - contará com convidados como o arquiteto Manuel Graça Dias e os investigadores Pedro Bingre, João Seixas e José Manuel Henriques.

No texto de suporte ao encontro, lê-se que "a grande intensificação do turismo em Lisboa tem implicado transformações significativas na vida de quem nela habita".

Na ótica dos signatários do documento e organizadores do debate, "urge estancar a sangria do centro histórico da cidade e regular a atividade turística para que sirva os interesses da cidade, de quem a habita e de quem a visita".

O debate realiza-se na sede da Trienal de Arquitetura (Palácio Sinel de Cordes) às 18:30.

Na sessão da Assembleia Municipal de Lisboa da passada terça-feira, os deputados (que são, em maioria, eleitos pelo PS) rejeitaram uma moção apresentada pelo BE que visava a criação de limites ao licenciamento de estabelecimentos de alojamento local por requerente e por prédio, bem como de um regulamento municipal sobre o assunto.

Ainda assim, a Câmara instou o Governo a participar no debate em torno do alojamento local, considerando que "ainda não há certeza" de quais as medidas mais eficazes nesta matéria.


Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC