sicnot

Perfil

País

MP pede julgamento para funcionária de serviço estatal acusada de peculato

O Ministério Público (MP) pediu o julgamento em tribunal coletivo de uma funcionária de um serviço estatal, arguida por peculato e falsidade informática, informou hoje a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

(Arquivo/SIC)

(Arquivo/SIC)

Segundo a PGDL, trata-se de uma funcionária do Espaço de Registo Autónomo de Lisboa (ERA) que, entre finais de março de 2009 e meados de novembro de 2014, recebeu 42.693 euros de utentes que pediam a emissão de certidões.

Aquela funcionária ter-se-á apropriado desse montante, que não foi registado no Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil (SIRIC), nem entregue ao Instituto dos Registos e Notariado.

O Ministério Público exigiu ainda que aquela quantia seja devolvida ao Estado pela arguida, que se enontra a aguardar pelo desenrolar do processo, sob termo de identidade e residência.

O inquérito foi dirigido pelo MP, na 9.ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Lusa

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho