sicnot

Perfil

País

Pólenes em níveis muito elevados em todo o país a partir de sexta-feira

Os pólenes vão estar em níveis muito elevados em todas as regiões de Portugal Continental, a partir de sexta-feira e durante uma semana, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

© Dani Cardona / Reuters

Segundo o Boletim Polínico, na região de Trás-Os-Montes e Alto Douro, predominam os pólenes de carvalhos, oliveira, castanheiro e pinheiro e das ervas gramíneas e parietária.

Na zona do Porto, os pólenes mais predominantes são também os dos carvalhos, oliveira e castanheiro, e, nas ervas, predominam as gramíneas e parietária.

Na zona da Beira Interior, as concentrações predominantes são de carvalhos e oliveira e das ervas gramíneas.

Na Beira Litoral, destacam-se os pólenes das árvores oliveira, carvalhos e castanheiro, e das ervas gramíneas e parietária.

Em Lisboa e Setúbal, predominam os pólenes de oliveira e sobreiro e das ervas gramíneas e parietária.

No Alentejo e no Algarve dominam também os pólenes das oliveiras e do sobreiro e das ervas gramíneas.

Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores os pólenes estarão em níveis baixos, com predomínio do pinheiro e da bétula, assim como das ervas gramínea, urtiga e parietária.

Lusa

  • Níveis de pólen cada vez mais elevados

    País

    A produção de pólenes em Portugal está a aumentar e as pessoas mais sensíveis começam a sentir os sintomas cada vez mais cedo, segundo um estudo nacional que avaliou as mudanças registadas nos últimos 12 anos.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.