sicnot

Perfil

País

Jardins da residência oficial do PM abertos todos os domingos ao público

Os jardins do Palacete de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro, vão estar abertos ao público todos os domingos a partir de hoje, concretizando um anúncio que tinha sido feito por António Costa no 25 de Abril.

Na terça-feira foi assinado um protocolo entre a Presidência do Conselho de Ministros e a Câmara de Lisboa que estabeleceu "a abertura dos jardins do Palacete de São Bento ao público, aos domingos, por considerar-se um espaço de inegável interesse público", de acordo com fonte oficial do gabinete do chefe de Governo.

António Costa tinha anunciado nas comemorações do 25 de Abril, dia no qual abriu não só espaços verdes mas também o palacete para visitas do público, que os jardins da sua residência oficial, em São Bento, iriam abrir ao público todos os domingos a partir de junho, uma iniciativa com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

A entrada é gratuita e os interessados podem visitar aos domingos a partir de hoje os jardins daquela que é a residência oficial do primeiro-ministro desde 1938.

As visitas decorrem todos os domingos -- com a exceção dos dias em que a agenda oficial o impeça -- sendo o horário no outono e inverno entre as 10:00 e as 17:00 e na primavera e verão com abertura de portas à mesma hora, mas encerramento às 18:00.

Até às comemorações deste ano do 25 de Abril, os jardins do Palacete de São Bento estiveram fechados ao público em geral, um espaço com cerca de dois hectares, anexo às traseiras da Assembleia da República.

"A democracia recorda-nos que o poder reside no povo e é exercido em nome do povo. É importante que todos sintam que estes locais de trabalho dos órgãos de soberania não são dos órgãos de soberania, são vossos, são do povo, dos cidadãos - e foi isso que quisemos transmitir abrindo as portas da residência oficial de São Bento neste 25 de Abril", declarou o primeiro-ministro nas últimas comemorações da Revolução dos Cravos.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.