sicnot

Perfil

País

"Não contem connosco para fazer guerra contra a Europa"

"Não contem connosco para fazer guerra contra a Europa"

Pedro Passos Coelho avisou o Governo para não contar com o PSD para fazer "guerra" à União Europeia. O presidente do PSD esteve, esta noite, em Gaia, num encontro com militantes em que homenageou uma centena de autarcas locais. Deixou críticas à forma como o Governo tem falado sobre a aplicação de sanções e o cumprimento do défice.

  • Marcelo acredita em entendimento contra eventuais sanções
    3:00

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou, esta manhã, a Feira da Agricultura de Santarém. Entre provas de queijos, enchidos e bebidas, o Presidente da República aproveitou para anunciar a promulgação do diploma que abre linhas de crédito para suinicultores e produtores de leite. Marcelo acredita no entendimento entre esquerda e direita contra eventuais sanções a Portugal.

  • Jerónimo diz que Governo tem que rejeitar submissão à UE
    1:02

    País

    Jerónimo de Sousa insistiu esta tarde na rejeição das sanções da União Europeia por Portugal. No discurso de encerramento da Festa da Amizade, um encontro com apoiantes do partido em Almada, o secretário-geral comunista disse que o PCP tinha razão e que é preciso acabar com uma submissão às políticas de Bruxelas.

  • Governo francês condescendente com Portugal e Espanha sobre possíveis sanções
    1:41

    Economia

    As possíveis sanções a Portugal e Espanha continuam a marcar a agenda europeia. O Governo francês também falhou as metas orçamentais, mas não está em risco de ser castigado. Deste modo, o ministro francês das Finanças garante que vai defender os dois países na votação do próximo mês. A multa pode implicar a suspensão de fundos comunitários aos dois países. Assunção Cristas diz que António Costa é o culpado, caso Bruxelas aplique sanções a Portugal. A líder do CDS acusa o primeiro-ministro de não ter defendido o país como devia.

  • "Acho que não haverá sanções para Portugal porque elas são difíceis de justificar"
    2:58

    Economia

    Bruxelas quer multar Portugal por défice excessivo. Assunção Cristas diz que António Costa será o culpado caso a Comissão Europeia decida aplicar efetivamente essas sanções. Miguel Sousa Tavares acredita que "não haverá sanções para Portugal porque elas são difíceis de justificar" mas considera que o défice "tem muito a ver com a estagnação económica promovida pelas políticas da Alemanha". O comentador da SIC alerta que caso não haja sanções não nos devemos "desviar do principal que é não ultrapassar o défice deste ano."

  • Kikas faz história
    1:22
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Nove fatores que aumentam o risco de demência

    Mundo

    Um em cada três casos de demência podia ter sido evitado sem recorrer a medicamentos. Um estudo publicado na revista científica The Lancet explica como é possível evitar a demência e quais os fatores que contribuem para a doença.

  • Hindus pedem a troca de nome da cerveja brasileira Brahma

    Mundo

    Um grupo de hindus pediu a mudança da marca de cerveja Brahma, propriedade da multinacional cervejeira Anheuser-Busch InBev, com sede em Lovaina, na Bélgica, argumentando que é inapropriado uma bebida alcoólica ter o nome que um deus hindu.

  • Manuais oferecidos aos alunos do 1.º ano não podem ser reutilizados
    2:42

    País

    As escolas querem que sejam devolvidos aos alunos os manuais do 1.ºo ano que foram dados gratuitamente pelo Estado para serem reutilizados nos próximos anos. A Associação de Diretores de Agrupamentos diz que os livros estão praticamente todos em bom estado, mas da forma como são feitos pelas editoras é impossível voltar a usá-los. As escolas querem que o Executivo chegue a um entendimento com as editoras para conceber manuais reutilizáveis.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.