sicnot

Perfil

País

"Não contem connosco para fazer guerra contra a Europa"

"Não contem connosco para fazer guerra contra a Europa"

Pedro Passos Coelho avisou o Governo para não contar com o PSD para fazer "guerra" à União Europeia. O presidente do PSD esteve, esta noite, em Gaia, num encontro com militantes em que homenageou uma centena de autarcas locais. Deixou críticas à forma como o Governo tem falado sobre a aplicação de sanções e o cumprimento do défice.

  • Marcelo acredita em entendimento contra eventuais sanções
    3:00

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou, esta manhã, a Feira da Agricultura de Santarém. Entre provas de queijos, enchidos e bebidas, o Presidente da República aproveitou para anunciar a promulgação do diploma que abre linhas de crédito para suinicultores e produtores de leite. Marcelo acredita no entendimento entre esquerda e direita contra eventuais sanções a Portugal.

  • Jerónimo diz que Governo tem que rejeitar submissão à UE
    1:02

    País

    Jerónimo de Sousa insistiu esta tarde na rejeição das sanções da União Europeia por Portugal. No discurso de encerramento da Festa da Amizade, um encontro com apoiantes do partido em Almada, o secretário-geral comunista disse que o PCP tinha razão e que é preciso acabar com uma submissão às políticas de Bruxelas.

  • Governo francês condescendente com Portugal e Espanha sobre possíveis sanções
    1:41

    Economia

    As possíveis sanções a Portugal e Espanha continuam a marcar a agenda europeia. O Governo francês também falhou as metas orçamentais, mas não está em risco de ser castigado. Deste modo, o ministro francês das Finanças garante que vai defender os dois países na votação do próximo mês. A multa pode implicar a suspensão de fundos comunitários aos dois países. Assunção Cristas diz que António Costa é o culpado, caso Bruxelas aplique sanções a Portugal. A líder do CDS acusa o primeiro-ministro de não ter defendido o país como devia.

  • "Acho que não haverá sanções para Portugal porque elas são difíceis de justificar"
    2:58

    Economia

    Bruxelas quer multar Portugal por défice excessivo. Assunção Cristas diz que António Costa será o culpado caso a Comissão Europeia decida aplicar efetivamente essas sanções. Miguel Sousa Tavares acredita que "não haverá sanções para Portugal porque elas são difíceis de justificar" mas considera que o défice "tem muito a ver com a estagnação económica promovida pelas políticas da Alemanha". O comentador da SIC alerta que caso não haja sanções não nos devemos "desviar do principal que é não ultrapassar o défice deste ano."

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.