sicnot

Perfil

País

Túnel do Marão atravessado por 300 mil veículos no primeiro mês

O Túnel do Marão foi atravessado por cerca de 300.000 veículos no primeiro mês após a entrada em funcionamento, correspondendo a um tráfego médio diário de 10.803 viaturas, segundo dados da Infraestruturas de Portugal (IP).

ESTELA SILVA

A Autoestrada do Marão -- Túnel do Marão, entre Vila Real e Amarante, abriu ao trânsito a 08 de maio, horas depois de ter sido inaugurado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Foi num domingo e, logo nesse dia, o túnel com quase seis quilómetros foi atravessado por 17.826 viaturas.

De acordo com os dados fornecidos hoje à agência Lusa pela IP, desde a sua entrada em serviço mais de 300.000 veículos já atravessaram o Túnel do Marão, correspondendo a um tráfego médio diário de 10.803 veículos.

Este volume de trânsito supera, de acordo com a empresa, "em 10% as estimativas definidas no cenário base, em se previa, para 2016, um tráfego médio de 9.882 veículos/dia" na nova autoestrada.

Segundo a IP, nos dias úteis da semana em que a maioria das deslocações é feita de, para e em trabalho, o tráfego médio situa-se nos 9.587 veículos diários. O volume de tráfego de pesados é da ordem dos 10%.

Mas tem sido enorme a curiosidade dos automobilistas em conhecer o túnel o que, talvez também contribua para o aumento do número de veículos que ali passam durante os fins de semana, que se situou sempre acima dos 12.000.

E nestas primeiras semanas, no IP4, aquela que foi durante quase três décadas a principal via de acesso de Trás-os-Montes ao litoral, registou uma quebra acentuada no volume de tráfego.

Houve claramente uma transferência do trânsito para a nova autoestrada, apesar das portagens cobradas de 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

A Autoestrada do Marão foi reivindicada durante anos pelos transmontanos para servir de alternativa ao sinuoso IP4, que foi palco para muitos e graves acidentes rodoviários.

O empreendimento começou a ser construído em 2009 e, depois de três paragens e do resgate da obra durante o Governo de Passos Coelho, entrou em funcionamento em maio de 2016.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC