sicnot

Perfil

País

Túnel do Marão atravessado por 300 mil veículos no primeiro mês

O Túnel do Marão foi atravessado por cerca de 300.000 veículos no primeiro mês após a entrada em funcionamento, correspondendo a um tráfego médio diário de 10.803 viaturas, segundo dados da Infraestruturas de Portugal (IP).

ESTELA SILVA

A Autoestrada do Marão -- Túnel do Marão, entre Vila Real e Amarante, abriu ao trânsito a 08 de maio, horas depois de ter sido inaugurado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Foi num domingo e, logo nesse dia, o túnel com quase seis quilómetros foi atravessado por 17.826 viaturas.

De acordo com os dados fornecidos hoje à agência Lusa pela IP, desde a sua entrada em serviço mais de 300.000 veículos já atravessaram o Túnel do Marão, correspondendo a um tráfego médio diário de 10.803 veículos.

Este volume de trânsito supera, de acordo com a empresa, "em 10% as estimativas definidas no cenário base, em se previa, para 2016, um tráfego médio de 9.882 veículos/dia" na nova autoestrada.

Segundo a IP, nos dias úteis da semana em que a maioria das deslocações é feita de, para e em trabalho, o tráfego médio situa-se nos 9.587 veículos diários. O volume de tráfego de pesados é da ordem dos 10%.

Mas tem sido enorme a curiosidade dos automobilistas em conhecer o túnel o que, talvez também contribua para o aumento do número de veículos que ali passam durante os fins de semana, que se situou sempre acima dos 12.000.

E nestas primeiras semanas, no IP4, aquela que foi durante quase três décadas a principal via de acesso de Trás-os-Montes ao litoral, registou uma quebra acentuada no volume de tráfego.

Houve claramente uma transferência do trânsito para a nova autoestrada, apesar das portagens cobradas de 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

A Autoestrada do Marão foi reivindicada durante anos pelos transmontanos para servir de alternativa ao sinuoso IP4, que foi palco para muitos e graves acidentes rodoviários.

O empreendimento começou a ser construído em 2009 e, depois de três paragens e do resgate da obra durante o Governo de Passos Coelho, entrou em funcionamento em maio de 2016.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.