sicnot

Perfil

País

Comissão Nacional do PS elege os órgãos de direção na quarta-feira

A Comissão Nacional do PS eleita no domingo passado em congresso vai reunir-se pela primeira vez na quarta-feira para eleger a Comissão Política e o Secretariado Nacional deste partido, confirmou hoje à agência Lusa fonte oficial socialista.

Ao contrário do caso excecional ocorrido no congresso de 2014, que elegeu imediatamente todos os órgãos de direção do PS por "motivos de urgência" após uma prolongada crise interna, a Comissão Nacional do PS volta agora a eleger na sua primeira reunião as comissões Política (o órgão de direção alargada) e o Secretariado (o núcleo executivo).

No domingo, no encerramento do congresso, a lista para a Comissão Nacional apoiada pelo líder, António Costa, e encabeçada pela secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, elegeu 233 dos 251 lugares efetivos - uma votação correspondente a 92,8% dos votos.

A lista alternativa, encabeçada pelo candidato derrotado nas eleições diretas do PS, Daniel Adrião, obteve 18 lugares na nova Comissão Nacional, o órgão máximo partidário entre congressos.

Daniel Adrião também já manifestou a sua intenção de apresentar na próxima quarta-feira uma lista alternativa para a Comissão Política Nacional do PS, esperando eleger entre seis a oito elementos num total de 71 efetivos.

Pela parte da direção António Costa, espera-se a manutenção na sua lista para a Comissão Política Nacional do PS de alguns membros que fizeram parte das equipas de António José Seguro entre 2011 e 2014, casos do secretário de Estado Jorge Seguro, do deputado Eurico Brilhante Dias e do ex-dirigente Álvaro Beleza.

Já a equipa do Secretariado Nacional do PS, será eleita em bloco por proposta do secretário-geral socialista, António Costa.

Lusa

  • PS venceria sem maioria se as legislativas fossem hoje
    1:46

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa continua a liderar destacado na popularidade dos políticos. Quanto a eleições legislativas, se fossem hoje o Partido Socialista venceria, mas sem maioria. Este é o resultado do barómetro SIC/Expresso para o mês de junho.

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC