sicnot

Perfil

País

Dez concelhos em risco muito elevado de incêndio

Dez concelhos do país apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com a informação disponível no site do IPMA, estão em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Oleiros, Mação, Sardoal, Vila de Rei, Barrancos, Portimão, Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel e Loulé.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

O mapa de Portugal continental apresenta ainda os concelhos dos distritos do interior centro e sul 'pintados' a laranja, cor que determina o risco de elevado de incêndio, enquanto os concelhos dos distritos do litoral norte e centro apresentam-se a verde, cor que circunscreve o risco de incêndio a reduzido.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre Reduzido e Máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente pouco nublado por nuvens altas, tornando-se muito nublado nas regiões norte e centro a partir do fim da tarde, com possibilidade de chuva fraca no Minho e Douro Litoral.

O vento será fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte a partir da tarde, no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas.

O instituto prevê ainda a possibilidade de neblina ou nevoeiro em alguns locais do litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao início da manhã, além de uma pequena descida da temperatura máxima.

Nos Açores, o IPMA prevê para o conjunto das nove ilhas, céu geralmente muito nublado e períodos de chuva.

Para a Madeira, são esperados períodos de céu muito nublado, com o vento a soprar em geral fraco do quadrante norte, tornando-se a moderado a partir da tarde e uma pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 27 graus Celsius, no Porto entre 16 e 21, em Vila Real entre 15 e 28, em Viseu e na Guarda entre 14 e 26, em Bragança entre 14 e 32, em Coimbra entre 14 e 31, em Castelo Branco entre 18 e 35, em Santarém entre 15 e 31, em Évora entre 17 e 31, em Beja entre 18 e 34, em Faro entre 22 e 34, no Funchal entre 21 e 28, em Ponta Delgada entre 15 e 21, Angra do Heroísmo entre 14 e 20 e Santa Cruz das Flores entre 15 e 21.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:30

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmofera (IPMA) prevê para hoje céu geralmente pouco nublado, tornando-se muito nublado nas regiões Norte e Centro a partir do fim da tarde, com possibilidade de chuva fraca no Minho e Douto Litoral.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17