sicnot

Perfil

País

Procedimentos para colocar espião português em prisão domiciliária já foram iniciados

A Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) informou hoje que já iniciou procedimentos relativos ao pedido de vigilância eletrónica que permitirá ao funcionário do SIS detido em Roma por suspeita de espionagem ficar em prisão domiciliária enquanto decorre o inquérito.

Em resposta a agência Lusa, a DGRSP informa que a solicitação deu entrada ao princípio da tarde de quarta-feira, tendo "iniciado os procedimentos previstos, tendo embora, de acordo com a lei, cinco dias úteis para satisfazer o pedido".

O funcionário do SIS detido em Roma por alegada espionagem e outros crimes ficou na quarta-feira em prisão preventiva por decisão do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) Ivo Rosa, mas com possibilidade de aplicação da medida de coação de Obrigação de Permanência na Habitação com vigilância eletrónica, logo que estivessem preenchidos os requisitos necessários.

Segundo os investigadores da operação "Top Secret", o funcionário do SIS é suspeito de transmissão de informações a troco de dinheiro a um agente dos serviços de informações russo, tendo na quarta-feira o juiz do TCIC decidido que Frederico Carvalhão Gil está fortemente indiciado dos crimes de violação do segredo de Estado, espionagem e corrupção, deixando contudo de constar o crime de branqueamento de capitais.

Na terça-feira, o advogado de defesa, José Preto, adiantou á Lusa que Frederico Carvalhão Gil refuta as imputações do Ministério Público, designadamente que terá vendido segredos da NATO, alegando também que houve "um conjunto de irregularidades" relacionadas com a detenção ocorrida a 21 de maio em Roma.

Lusa

  • Espião português admite ter recebido 10 mil euros em troca de informações
    1:55

    País

    Ficou em prisão preventiva o agente das secretas suspeito de vender segredos da NATO à Rússia. A medida de coação poderá ser reduzida nos próximos dias para prisão domiciliária se houver condições para instalar a vigilância electrónica. No interrogatório, Frederico Carvalhão Gil admitiu ter recebido 10 mil euros, mas garantiu que não sabia que o homem com quem se encontrou em Roma também era um espião.

  • Defesa do espião português considera ilegal a detenção em Itália
    1:22

    País

    O espião português, suspeito de vender informações secretas à Rússia, começou a ser ouvido ao final da tarde do dia de hoje, no Tribunal Central de Instrução Criminal. A defesa de Carvalhão Gil garante que ele não vendeu qualquer informação e vai refutar o crime de espionagem. A defesa diz ainda que a detenção em Itália foi ilegal. Carvalhão Gil é suspeito de violação de segredo de Estado. O português tinha 10 mil euros quando foi detido.

  • Espião português entregue por cinco agentes italianos e elementos da Interpol
    2:51

    País

    No total foram cinco agentes italianos e da Interpol que entregaram o espião português detido há 15 dias, em Roma, pela venda de informações secretas à Rússia. Frederico Carvalhão Gil foi extraditado ontem à noite pelas autoridades italianas e chegou a Lisboa acompanhado por elementos da PJ. Um repórter da SIC, que viajava a bordo do mesmo avião, captou as imagens exclusivas.

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.