sicnot

Perfil

País

Faro sob Aviso Amarelo devido aos valores elevados da temperatura máxima

O distrito de Faro está hoje sob Aviso Amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, o distrito de Faro está sob Aviso Amarelo desde as 22:53 de segunda-feira e até às 21:00 de hoje.

O Aviso Amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, temporariamente pouco nublado nas regiões do interior durante a manhã, períodos de chuva, em geral fraca, a partir do início da manhã no Minho e Douro litoral, estendendo-se progressivamente às restantes regiões durante a tarde, passando a regime de aguaceiros fracos a partir do final da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes moderado no litoral e moderado a forte nas terras altas, em especial a partir do início da tarde, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, descida da temperatura mínima e pequena descida da máxima na região norte.

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, tornando-se geralmente muito nublado durante a tarde, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste e nas regiões do interior a partir do meio da tarde, vento fraco a moderado de noroeste, soprando por vezes moderado no litoral e sendo moderado a forte nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até final da manhã e vento fraco a moderado de norte, sendo moderado a forte nas terras altas.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas a partir da manhã, neblinas durante a madrugada e vento fraco a bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 24 graus Celsius, no Porto entre 14 e 20, em Vila Real entre 11 e 21, em Viseu e Bragança entre 11 e 20, na Guarda entre 10 e 19, em Coimbra entre 14 e 23, em Castelo Branco entre 14 e 26, em Santarém entre 14 e 27, em Évora entre 13 e 29, em Beja entre 14 e 29, em Faro entre 19e 30, no Funchal entre 21 e 26, em Ponta Delgada entre 18 e 21, na Horta entre 18 e 22 e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 20.

Lusa

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.