sicnot

Perfil

País

Mil casos com pulseira eletrónica em simultâneo pela primeira vez em Portugal

Mil pessoas encontram-se hoje, em simultâneo, com pulseira eletrónica, em Portugal, o que acontece pela primeira vez desde que este instrumento alternativo à prisão é utilizado, segundo um comunicado da Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

De acordo com a Direção de Serviços de Vigilância Eletrónica, 90% dos vigiados são homens.

De acordo com a Direção de Serviços de Vigilância Eletrónica, 90% dos vigiados são homens.

SIC/ Arquivo

Metade dos mil casos de vigilância eletrónica em execução simultânea respeita a penas e medidas de coação de obrigação de permanência na habitação, enquanto a outra metade representa situações de fiscalização da proibição de contactos no âmbito do crime de violência doméstica.

Segundo o comunicado da Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) hoje divulgado, passaram já, pelo sistema de vigilância eletrónica, dez mil casos, com uma taxa global de cumprimento de 95%.

Para a DGRSP, estes dados "revelam que as soluções penais com vigilância eletrónica têm uma boa aceitação pelos tribunais, pela comunidade e pelas vítimas de violência doméstica".

A pulseira eletrónica, usada em Portugal desde 2002, é um instrumento alternativo à prisão e os seus custos financeiros correspondem a cerca de um quatro dos custos tidos com um recluso em estabelecimento prisional.

A DGRSP lembra que as penas com vigilância eletrónica têm um elevado potencial de ressocialização do infrator, permitem não quebrar vínculos sócio-familiares e contribuem para a reconstrução pessoal do condenado, ao favorecer a sua frequência da escola ou formação profissional.

O sistema adotado em Portugal baseia-se na tecnologia de rádio frequência, que visa a vigilância de determinada pessoa em local previamente definido.

O arguido é portador de um dispositivo de identificação pessoal, a pulseira eletrónica, que transmite sinais em rádio frequência codificados, a intervalos de tempo curtos. Este dispositivo de identificação pessoal é como um bilhete de identidade eletrónico do arguido enquanto sujeito à vigilância.

Os sinais transmitidos pela pulseira eletrónica são captados por uma unidade de monitorização instalada na habitação e que contém um ficheiro informático com os dados da decisão judicial referentes aos horários (confinamento de 24 horas por dia ou outro), assegurando-se assim a aferição do comportamento do dispositivo.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".