sicnot

Perfil

País

Alunos do 9.º ano realizam hoje prova de Português

Quase 100 mil alunos estão inscritos para a 1.ª fase das provas finais do 3.º ciclo, estando marcado para hoje o exame de Português do 9.º ano. Dos 99.194 inscritos nas provas do 9.º ano, apenas 351 não são alunos internos do ensino regular, ou seja, alunos que frequentaram este ano letivo o 9.º ano de escolaridade, esclarecem dados divulgados pelo Ministério da Educação.

© Stephane Mahe / Reuters

Este ano há cerca de seis mil alunos a menos a realizar estes exames, face aos mais de 105 mil inscritos em 2015.

As provas finais do 3.º ciclo (9.º ano de escolaridade) foram as únicas que se mantiveram este ano no calendário de exames do ensino básico, este com caráter obrigatório e peso na nota final, depois do modelo de avaliação deste nível de ensino ter sido alterado pelo novo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

A nova tutela eliminou, com a aprovação da Assembleia da República, os exames de 4.º ano e de 6.º ano, introduzidos pelo anterior ministro da Educação, Nuno Crato, e substituiu-os por provas de aferição no 2.º, no 5.º e no 8.º anos de escolaridade, a meio dos ciclos de ensino, com a justificação de que este seria o tempo ideal para identificar e corrigir dificuldades dos alunos.

No 9.º ano, os alunos apenas realizam exames a Português e Matemática, depois de o novo ministro ter suspendido a aplicação da prova de inglês da responsabilidade da Universidade de Cambridge.

Depois do exame de Português de hoje, os alunos do 9.ºano voltam a prestar provas na próxima terça-feira, 21 de junho, desta feita a Matemática.

A segunda fase está agendada para julho, com a prova de Português marcada para dia 15 e, a de Matemática, para dia 20.

Lusa

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52