sicnot

Perfil

País

Alunos do 9.º ano realizam hoje prova de Português

Quase 100 mil alunos estão inscritos para a 1.ª fase das provas finais do 3.º ciclo, estando marcado para hoje o exame de Português do 9.º ano. Dos 99.194 inscritos nas provas do 9.º ano, apenas 351 não são alunos internos do ensino regular, ou seja, alunos que frequentaram este ano letivo o 9.º ano de escolaridade, esclarecem dados divulgados pelo Ministério da Educação.

© Stephane Mahe / Reuters

Este ano há cerca de seis mil alunos a menos a realizar estes exames, face aos mais de 105 mil inscritos em 2015.

As provas finais do 3.º ciclo (9.º ano de escolaridade) foram as únicas que se mantiveram este ano no calendário de exames do ensino básico, este com caráter obrigatório e peso na nota final, depois do modelo de avaliação deste nível de ensino ter sido alterado pelo novo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

A nova tutela eliminou, com a aprovação da Assembleia da República, os exames de 4.º ano e de 6.º ano, introduzidos pelo anterior ministro da Educação, Nuno Crato, e substituiu-os por provas de aferição no 2.º, no 5.º e no 8.º anos de escolaridade, a meio dos ciclos de ensino, com a justificação de que este seria o tempo ideal para identificar e corrigir dificuldades dos alunos.

No 9.º ano, os alunos apenas realizam exames a Português e Matemática, depois de o novo ministro ter suspendido a aplicação da prova de inglês da responsabilidade da Universidade de Cambridge.

Depois do exame de Português de hoje, os alunos do 9.ºano voltam a prestar provas na próxima terça-feira, 21 de junho, desta feita a Matemática.

A segunda fase está agendada para julho, com a prova de Português marcada para dia 15 e, a de Matemática, para dia 20.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.