sicnot

Perfil

País

Petição contra pesquisa de petróleo em Aljezur entregue dia 22 na AR

Uma petição contra a atribuição de licença para a procura de petróleo em Aljezur (Algarve) vai ser entregue no parlamento na quarta-feira, anunciou hoje o partido PAN - Pessoas-Animais-Natureza, que se associa à iniciativa.

LUSA/ ARQUIVO

A iniciativa, inicialmente promovida pela Associação de Surf e Atividades Marítimas do Algarve (ASMAA), acabou por receber o apoio do PAN e de várias autarquias algarvias.

Estas entidades opõem-se à atribuição de uma licença de Título de Utilização Privativa do Espaço (TUPEM) relativa ao consórcio GALP/ENI, uma multinacional petrolífera Italiana (Ente Nazionale Idrocarburi S.p.A.) que pretende explorar petróleo na área de Santola, na Bacia do Alentejo, em Aljezur.

Entre as várias razões para se opôr à licença, a ASMAA aponta na petição pública o valor ambiental, social e económico para o Algarve e todos os seus residentes e habitantes da Costa Vicentina, o facto de a zona para onde está prevista a perfuração ter habitats importantes para os animais e a falta de um estudo que tenha em conta o impacto ambiental dessa atividade.

Com esta petição, a ASMAA e as outras entidades que apoiam a iniciativa pretendem que se reflita sobre "os impactos ambientais, sociais e económicos tanto da exploração como da mineração associados ao projeto por parte da ENI", refere o texto da petição, que recolheu mais de 4.300 assinaturas em 10 dias.

Para demonstrar a sua objeção à procura de petróleo em Alzejur, a ASMAA lançou também uma campanha de informação ao público com a qual pretende esclarecer a população sobre os impactos negativos daquela atividade.

Igualmente para protestar contra a licença para este furo de pesquisa de petróleo está marcada para dia 25 de junho uma manifestação, em Aljezur, convocada por vários movimentos.

O furo de sondagem para procura de petróleo será levado a cabo pelo consórcio GALP-ENI e está marcado para o dia 1 de julho.


Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.