sicnot

Perfil

País

Praça de Espanha, em Lisboa, vai ter dois grandes cruzamentos

A requalificação proposta pela Câmara de Lisboa para a Praça de Espanha, visando reordenar o tráfego e aumentar as zonas pedonais, prevê a criação de dois grandes cruzamentos e a reformulação de alguns acessos.

De acordo com o estudo de reordenamento viário desta praça, a que a agência Lusa teve hoje acesso, "a proposta de intervenção prevê a transformação giratória da Praça de Espanha em dois grandes cruzamentos".

A análise, realizada pela consultora TIS (Transportes, Inovação e Sistemas), especifica que se prevê "um cruzamento semaforizado entre a Avenida Calouste Gulbenkian, a Avenida António Augusto Aguiar, a Avenida de Berna e a Praça de Espanha", e um outro "cruzamento semaforizado entre a Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, a Avenida dos Combatentes, a Avenida Santos Dumont e a Praça de Espanha".

No que toca à primeira intersecção, "propõe-se a implementação de um sistema semafórico de três fases, com a permissão de todos os movimentos de viragem à esquerda com origem na Avenida Calouste Gulbenkian e na Avenida de Berna".

No segundo caso, sugere-se um "cruzamento semaforizado a três fases, em que os movimentos de viragem à esquerda com origem na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, na Avenida dos Combatentes e na Avenida Santos Dumont não são permitidos".

Como alternativa a estas proibições, "propõe-se a criação de uma inversão de sentido de marcha na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro".

A proposta da maioria PS no executivo municipal para a Praça de Espanha estará em discussão na reunião privada de quarta-feira, através da delimitação de uma unidade de execução.

Em causa está uma reabilitação para "melhorar a qualidade do espaço público", "aumentar o espaço pedonal, organizando o trânsito automóvel" e "privilegiar as deslocações mais sustentáveis - em marcha a pé, de bicicleta e de transportes públicos".

Em dezembro de 2015, o presidente do município, Fernando Medina, anunciou que o município iria alterar a circulação viária na zona para criar "uma verdadeira centralidade", com espaços verdes e de lazer.

Porém, isso não significa que as obras comecem já. No final de abril, Fernando Medina disse que "a Praça de Espanha não vai ser intervencionada neste mandato", que termina em 2017.

"Nunca esteve previsto que assim fosse", afirmou.

A requalificação vai ser possível devido ao fim do mercado da Praça de Espanha, em setembro de 2015.

Antes, em julho de 2015, a Câmara fez uma permuta de terrenos com o Montepio Geral - Associação Mutualista para ali ser construído o edifício sede do Montepio Geral e da Lusitânia Seguros.

Além da sede, serão construídos outros lotes, num total de "quatro novas edificações", segundo o estudo de tráfego.

Três dos lotes destinam-se a serviços e um outro terá uso misto de habitação, comércio e serviços.

O estudo garante que, apesar de um acréscimo estimado de 815 veículos (em entradas e saídas), haverá "boas condições de circulação, sem atrasos de relevo", tendo em conta uma simulação feita no local.

Na reunião, serão apreciadas delegações de competências entre o município e as freguesias de Belém, Benfica, Marvila, Campo de Ourique, Parque das Nações e Santa Clara, com vista à reabilitação de piscinas municipais e de outros equipamentos desportivos, num total de quase 600 mil euros.

Ao mesmo tempo, debate-se a atribuição de 1,64 milhões de euros aos projetos para Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP).

  • Habitantes de Almeida barricaram-se durante seis horas em agência da CGD
    2:31

    País

    Perto de 100 pessoas estiveram esta quarta-feira barricadas na agência da Caixa Geral de Depósitos em Almeida, distrito da Guarda. O protesto contra o encerramento da agência só terminou quase seis horas depois, com a garantia que os autarcas serão recebidos na próxima terça-feira pela Administração do banco público. 

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Trump volta a apelar ao fim do programa nuclear de Pyongyang
    1:43

    Mundo

    Donald Trump voltou a apelar à Coreia do Norte para que abandone o programa nuclear e opte pela via do diálogo. O Presidente dos Estados Unidos chamou à Casa Branca, para uma reunião extraordinária, todos os senadores norte-americanos para serem informados sobre a atual crise com a Coreia do Norte.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Papa apelou à revolução da ternura
    0:52
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • Diário de John F. Kennedy vendido por 660 mil euros

    Mundo

    Um diário escrito por John F. Kennedy quando jovem, durante uma curta passagem pelo jornalismo, depois da II Guerra Mundial, foi vendido por mais de 700 mil dólares (642 mil euros), informou esta quarta-feira uma casa de leilões.