sicnot

Perfil

País

Praça de Espanha, em Lisboa, vai ter dois grandes cruzamentos

A requalificação proposta pela Câmara de Lisboa para a Praça de Espanha, visando reordenar o tráfego e aumentar as zonas pedonais, prevê a criação de dois grandes cruzamentos e a reformulação de alguns acessos.

De acordo com o estudo de reordenamento viário desta praça, a que a agência Lusa teve hoje acesso, "a proposta de intervenção prevê a transformação giratória da Praça de Espanha em dois grandes cruzamentos".

A análise, realizada pela consultora TIS (Transportes, Inovação e Sistemas), especifica que se prevê "um cruzamento semaforizado entre a Avenida Calouste Gulbenkian, a Avenida António Augusto Aguiar, a Avenida de Berna e a Praça de Espanha", e um outro "cruzamento semaforizado entre a Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, a Avenida dos Combatentes, a Avenida Santos Dumont e a Praça de Espanha".

No que toca à primeira intersecção, "propõe-se a implementação de um sistema semafórico de três fases, com a permissão de todos os movimentos de viragem à esquerda com origem na Avenida Calouste Gulbenkian e na Avenida de Berna".

No segundo caso, sugere-se um "cruzamento semaforizado a três fases, em que os movimentos de viragem à esquerda com origem na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, na Avenida dos Combatentes e na Avenida Santos Dumont não são permitidos".

Como alternativa a estas proibições, "propõe-se a criação de uma inversão de sentido de marcha na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro".

A proposta da maioria PS no executivo municipal para a Praça de Espanha estará em discussão na reunião privada de quarta-feira, através da delimitação de uma unidade de execução.

Em causa está uma reabilitação para "melhorar a qualidade do espaço público", "aumentar o espaço pedonal, organizando o trânsito automóvel" e "privilegiar as deslocações mais sustentáveis - em marcha a pé, de bicicleta e de transportes públicos".

Em dezembro de 2015, o presidente do município, Fernando Medina, anunciou que o município iria alterar a circulação viária na zona para criar "uma verdadeira centralidade", com espaços verdes e de lazer.

Porém, isso não significa que as obras comecem já. No final de abril, Fernando Medina disse que "a Praça de Espanha não vai ser intervencionada neste mandato", que termina em 2017.

"Nunca esteve previsto que assim fosse", afirmou.

A requalificação vai ser possível devido ao fim do mercado da Praça de Espanha, em setembro de 2015.

Antes, em julho de 2015, a Câmara fez uma permuta de terrenos com o Montepio Geral - Associação Mutualista para ali ser construído o edifício sede do Montepio Geral e da Lusitânia Seguros.

Além da sede, serão construídos outros lotes, num total de "quatro novas edificações", segundo o estudo de tráfego.

Três dos lotes destinam-se a serviços e um outro terá uso misto de habitação, comércio e serviços.

O estudo garante que, apesar de um acréscimo estimado de 815 veículos (em entradas e saídas), haverá "boas condições de circulação, sem atrasos de relevo", tendo em conta uma simulação feita no local.

Na reunião, serão apreciadas delegações de competências entre o município e as freguesias de Belém, Benfica, Marvila, Campo de Ourique, Parque das Nações e Santa Clara, com vista à reabilitação de piscinas municipais e de outros equipamentos desportivos, num total de quase 600 mil euros.

Ao mesmo tempo, debate-se a atribuição de 1,64 milhões de euros aos projetos para Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP).

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC