sicnot

Perfil

País

Verão chega hoje à noite e semana promete calor e muito sol

O verão chega na noite de hoje e traz com ele temperaturas para a época, a rondar os 30 graus, depois de uma primavera atípica e fria, mesmo com períodos de chuva nos últimos dias. O sol nasceu às 06:12 e só se vai pôr às 21:05, naquele que é o dia mais longo do ano, a marcar o Solstício de Verão no hemisfério norte, que começa às 23:34.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Será a estação ligada ao calor e às férias, durante 93,66 dias, até à chegada do Equinócio do Outono, às 15:16 de 22 de setembro.

O verão começa com calor e sem chuva, em todo o continente e Madeira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), só com chuva em algumas ilhas dos Açores, durante a semana, a destoar.

Para o resto do país, e durante toda a semana, será o verão em pleno, com as temperaturas acima dos 35 graus, no interior sul, ainda que se prevejam mais baixas para alguns locais do litoral norte, como Porto ou Viana do Castelo.

Ainda assim sem previsão de chuva, pelo menos na primeira semana de verão, depois de uma primavera que não foi normal. Segundo dados do IPMA o mês de março foi mais frio do que o normal, sendo o valor médio da temperatura o mais baixo dos últimos 31 anos e o 13.º mais baixo desde 1931.

Abril seguiu também assim estranho, "extremamente chuvoso", com o valor médio da precipitação quase o dobro do normal (o 10.º mais alto desde 1931), o mesmo acontecendo em maio: o valor médio de quantidade de precipitação, 142,9 mm, foi muito superior ao valor médio (71,2mm), sendo o 5.º valor mais alto, desde 1931, e o valor mais alto dos últimos 22 anos.

Depois de uma primavera a parecer inverno, o dia de hoje prenuncia um verão a parecer verão. Segundo previsões a longo prazo (não do IPMA) pelo menos não chove até final de julho.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:32

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do cabo Raso até ao início da manhã, e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando moderado de nor-noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.