sicnot

Perfil

País

Verão chega hoje à noite e semana promete calor e muito sol

O verão chega na noite de hoje e traz com ele temperaturas para a época, a rondar os 30 graus, depois de uma primavera atípica e fria, mesmo com períodos de chuva nos últimos dias. O sol nasceu às 06:12 e só se vai pôr às 21:05, naquele que é o dia mais longo do ano, a marcar o Solstício de Verão no hemisfério norte, que começa às 23:34.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Será a estação ligada ao calor e às férias, durante 93,66 dias, até à chegada do Equinócio do Outono, às 15:16 de 22 de setembro.

O verão começa com calor e sem chuva, em todo o continente e Madeira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), só com chuva em algumas ilhas dos Açores, durante a semana, a destoar.

Para o resto do país, e durante toda a semana, será o verão em pleno, com as temperaturas acima dos 35 graus, no interior sul, ainda que se prevejam mais baixas para alguns locais do litoral norte, como Porto ou Viana do Castelo.

Ainda assim sem previsão de chuva, pelo menos na primeira semana de verão, depois de uma primavera que não foi normal. Segundo dados do IPMA o mês de março foi mais frio do que o normal, sendo o valor médio da temperatura o mais baixo dos últimos 31 anos e o 13.º mais baixo desde 1931.

Abril seguiu também assim estranho, "extremamente chuvoso", com o valor médio da precipitação quase o dobro do normal (o 10.º mais alto desde 1931), o mesmo acontecendo em maio: o valor médio de quantidade de precipitação, 142,9 mm, foi muito superior ao valor médio (71,2mm), sendo o 5.º valor mais alto, desde 1931, e o valor mais alto dos últimos 22 anos.

Depois de uma primavera a parecer inverno, o dia de hoje prenuncia um verão a parecer verão. Segundo previsões a longo prazo (não do IPMA) pelo menos não chove até final de julho.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:32

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do cabo Raso até ao início da manhã, e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando moderado de nor-noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.