sicnot

Perfil

País

Cadeia de retalho espanhola Mercadona entra em Portugal e vai investir 25 M€

A cadeia de retalho espanhola Mercadona anunciou hoje a sua expansão para o mercado português, onde vai investir 25 milhões de euros e criar cerca de 200 postos de trabalho.

© Sergio Perez / Reuters

Em comunicado, o comité de Direção da cadeia de supermercados anunciou que "decidiu, com base no estabelecido com o Conselho de Administração, avançar com o seu plano de internacionalização, através da entrada no mercado português".

A retalhista adiantou que "o objetivo da empresa consiste na abertura das primeiras quatro lojas em 2019, iniciando assim o projeto de expansão internacional".

"A Mercadona estima investir inicialmente 25 milhões de euros e prevê criar cerca de 200 postos de trabalho nesta primeira fase de expansão. Para este objetivo, pretende iniciar contactos institucionais e trabalho de campo, bem como começar a identificar os locais mais adequados para as primeiras quatro aberturas em Portugal", adianta em comunicado.

A empresa referiu que já comunicou às autoridades portuguesas a decisão de estabelecer o seu projeto empresarial no mercado português e as chaves do modelo de crescimento partilhado, que impulsiona a Mercadona.

"Portugal é uma grande oportunidade para iniciar o crescimento internacional da empresa e um país com o qual podemos aprender tanto com o consumidor como com o setor altamente competitivo da distribuição", referiu o presidente, Juan Roig, citado em comunicado.

"A possibilidade de contribuir para o progresso económico e social do país e para o desenvolvimento do setor agroalimentar é um desafio emocionante e uma aspiração de todos nós que fazemos parte do projeto Mercadona e que o sentimos como um compromisso", acrescentou.

A escolha de Portugal por parte da Mercadona "para iniciar o seu plano de expansão internacional, foi determinada pelo facto de ser um mercado próximo, de proximidade logística e que se enquadra no crescimento orgânico e natural da empresa", concluiu a empresa.


Lusa

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.