sicnot

Perfil

País

Temperaturas de verão regressam no fim de semana

As temperaturas de verão vão regressar no fim de semana com os termómetros a rodar os 30 graus Celsius depois de dois dias em que as mínimas e as máximas desceram, de acordo com o IPMA.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Maria João Frada explicou que hoje e sexta-feira no território continental as temperaturas máximas descem no interior, assistindo-se também a uma intensificação do vento no litoral oeste.

"Hoje assistimos a uma pequena descida das temperaturas máximas no interior. Amanhã [sexta-feira], não há variação. No sábado, já sobem ligeiramente até segunda-feira, dia em que podem variar entre os 30 e 35 graus com exceção da faixa costeira ocidental a norte do cabo Raso", disse Maria João Frada.

Na manhã do dia de São João, o céu vai apresentar-se pouco nublado ou limpo, embora com muita nebulosidade baixa no litoral oeste até ao final da manhã, e eventualmente neblina e nevoeiro em alguns locais.

Segundo Maria João Frada, poderão igualmente ocorrer períodos de chuva fraca até ao início da manhã de segunda-feira no litoral a norte do cabo Raso.

Maria João Frada avança ainda para a intensificação do vento no litoral oeste, alertando que quem vai fazer praia vai ter "muito vento, tanto no sábado, como no domingo", diminuindo este de intensidade a partir de segunda-feira.

No entanto, a região do Algarve contraria a descida das temperaturas que se faz sentir entre hoje e sexta-feira, com temperaturas máximas na ordem dos 32/33 graus, sendo que, na segunda-feira, enquanto no resto do continente sobem as máximas, na região algarvia descem.

Na generalidade do território até domingo os valores das temperaturas máximas deverão variar aproximadamente entre 25 e 28 graus Celsius, com exceção da faixa costeira ocidental, onde as temperaturas máximas tendem a variar entre 22 e 25 graus Celsius, e do Algarve e interior do Alentejo, onde poderão atingir valores de 31/32.

Já as temperaturas mínimas vão variar aproximadamente entre 13 e 16 graus Celsius, com exceção do sotavento algarvio, onde poderão atingir valores da ordem de 20 graus Celsius. A partir de domingo prevê-se uma ligeira subida dos valores da temperatura, quer mínima quer máxima.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".