sicnot

Perfil

País

Temperaturas de verão regressam no fim de semana

As temperaturas de verão vão regressar no fim de semana com os termómetros a rodar os 30 graus Celsius depois de dois dias em que as mínimas e as máximas desceram, de acordo com o IPMA.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Maria João Frada explicou que hoje e sexta-feira no território continental as temperaturas máximas descem no interior, assistindo-se também a uma intensificação do vento no litoral oeste.

"Hoje assistimos a uma pequena descida das temperaturas máximas no interior. Amanhã [sexta-feira], não há variação. No sábado, já sobem ligeiramente até segunda-feira, dia em que podem variar entre os 30 e 35 graus com exceção da faixa costeira ocidental a norte do cabo Raso", disse Maria João Frada.

Na manhã do dia de São João, o céu vai apresentar-se pouco nublado ou limpo, embora com muita nebulosidade baixa no litoral oeste até ao final da manhã, e eventualmente neblina e nevoeiro em alguns locais.

Segundo Maria João Frada, poderão igualmente ocorrer períodos de chuva fraca até ao início da manhã de segunda-feira no litoral a norte do cabo Raso.

Maria João Frada avança ainda para a intensificação do vento no litoral oeste, alertando que quem vai fazer praia vai ter "muito vento, tanto no sábado, como no domingo", diminuindo este de intensidade a partir de segunda-feira.

No entanto, a região do Algarve contraria a descida das temperaturas que se faz sentir entre hoje e sexta-feira, com temperaturas máximas na ordem dos 32/33 graus, sendo que, na segunda-feira, enquanto no resto do continente sobem as máximas, na região algarvia descem.

Na generalidade do território até domingo os valores das temperaturas máximas deverão variar aproximadamente entre 25 e 28 graus Celsius, com exceção da faixa costeira ocidental, onde as temperaturas máximas tendem a variar entre 22 e 25 graus Celsius, e do Algarve e interior do Alentejo, onde poderão atingir valores de 31/32.

Já as temperaturas mínimas vão variar aproximadamente entre 13 e 16 graus Celsius, com exceção do sotavento algarvio, onde poderão atingir valores da ordem de 20 graus Celsius. A partir de domingo prevê-se uma ligeira subida dos valores da temperatura, quer mínima quer máxima.

Lusa

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41