sicnot

Perfil

País

Moção encabeçada por Catarina Martins recolhe 444 votos de um total de 535

A moção política encabeçada por Catarina Martins e afeta à direção do Bloco de Esquerda (BE) foi a mais votada na X Convenção bloquista, que hoje termina, recolhendo 444 votos de um total de 535.

TIAGO PETINGA

A moção A - "Força da Esperança - O Bloco à Conquista da Maioria" recolheu 444 votos, que comparam com 58 da moção R - "Crescer pela Raiz - A radicalidade de reinventar a política", encabeçada por Catarina Príncipe, e 32 da moção B - "Mais Bloco" cujo primeiro subscritor é João Madeira.

Houve também uma abstenção na votação, indicou a bloquista e ex-deputada Helena Pinto, que preside aos trabalhos da reunião magna do partido.

Antes, nas intervenções de fecho do debate das moções políticas, o deputado Jorge Costa - representando a moção A de Catarina Martins vincou que o partido não está numa "coligação" com o PS nem estabeleceu um acordo de Governo com os socialistas.

"Não somos o CDS do PS", declarou Jorge Costa.

Por seu lado, o representante da moção R Carlos Carujo lançou críticas à direção bloquista, que, advogou, "não deu explicações" na Convenção sobre as negociações com o PS e Governo para o próximo Orçamento do Estado e eventuais alianças pré-eleitorais nas autárquicas de 2017.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..