sicnot

Perfil

País

Três concelhos de Santarém e Castelo Branco em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Mação, Sardoal (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco) apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio e mais de 40 'Muito Elevado', segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

O instituto colocou em risco muito elevado de incêndio mais de 40 concelhos, entre eles Faro, Setúbal, Santarém, Évora, Portalegre, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Guarda e Viseu.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral norte e centro até ao meio da manhã e para o final do dia.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral a sul do cabo Raso e nas terras altas, com rajadas até 60 quilómetros por hora, em especial a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do cabo Raso e pequena descida de temperatura nas regiões do interior.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado de norte, soprando por vezes forte nas terras altas até ao início da manhã e para o final do dia.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento fraco a bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 25 graus celsius, no Porto entre 14 e 21, em Vila Real entre 14 e 27, em Viseu entre 14 e 26, em Bragança entre 14 e 30, na Guarda entre 13 e 25, em Coimbra entre 13 e 25, em Castelo Branco entre 17 e 32, em Santarém entre 15 e 28, em Évora entre 14 e 33, em Beja entre 14 e 32, em Faro entre 19 e 32, no Funchal entre 18 e 25, em Ponta Delgada entre 19 e 23, na Horta entre 19 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 24.

  • O tempo para hoje
    0:30

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente para céu geralmente limpo, apresentando-se por vezes muito nublado no litoral norte e centro até ao meio da manhã e para o final do dia.

  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.