sicnot

Perfil

País

Bombeiros enfrentam dificuldades no combate às chamas em Monchique

O comandante distrital da Proteção Civil de Faro disse à Lusa que os bombeiros "enfrentam dificuldades por falta de acessos" no combate ao fogo florestal que lavra desde 17:20 na Serra de Monchique, no barlavento algarvio.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

O fogo que se desenvolve ativamente "numa grande frente" está a ser combatido apenas por cinco meios aéreos, já que 133 homens mobilizados e 39 veículos não têm condições para chegar junto à frente de fogo, disse Vaz Pinto, comandante distrital da Proteção Civil de Faro.

O responsável acrescentou que "alguns dos acessos estavam a dificultar a ação dos bombeiros devido a restos de eucaliptos e outras árvores deixadas pelos madeireiros".

O fogo lavra no flanco oeste da serra de Monchique, no limite que divide os concelhos de Monchique e Aljezur, na região leste do Algarve.

No combate às chamas estão envolvidas três máquinas - duas de rastro e uma retroescavadora -, para abrir e limpar caminhos, possibilitando o avanço dos bombeiros para combater as chamas.

O fogo continua incontrolável, tendo Vaz Pinto admitido que se pode prolongar durante a noite.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Monchique, Rui André, disse à Lusa, que "o fogo está a consumir uma área de mato, havendo habitações dispersas pela serra, mas que até ao momento não correm qualquer risco".

A vila de Monchique localiza-se a 30 quilómetros da cidade de Portimão, no litoral, e a cerca de 35 da de Silves, no interior algarvio.

Lusa

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC