sicnot

Perfil

País

Bombeiros enfrentam dificuldades no combate às chamas em Monchique

O comandante distrital da Proteção Civil de Faro disse à Lusa que os bombeiros "enfrentam dificuldades por falta de acessos" no combate ao fogo florestal que lavra desde 17:20 na Serra de Monchique, no barlavento algarvio.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

O fogo que se desenvolve ativamente "numa grande frente" está a ser combatido apenas por cinco meios aéreos, já que 133 homens mobilizados e 39 veículos não têm condições para chegar junto à frente de fogo, disse Vaz Pinto, comandante distrital da Proteção Civil de Faro.

O responsável acrescentou que "alguns dos acessos estavam a dificultar a ação dos bombeiros devido a restos de eucaliptos e outras árvores deixadas pelos madeireiros".

O fogo lavra no flanco oeste da serra de Monchique, no limite que divide os concelhos de Monchique e Aljezur, na região leste do Algarve.

No combate às chamas estão envolvidas três máquinas - duas de rastro e uma retroescavadora -, para abrir e limpar caminhos, possibilitando o avanço dos bombeiros para combater as chamas.

O fogo continua incontrolável, tendo Vaz Pinto admitido que se pode prolongar durante a noite.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Monchique, Rui André, disse à Lusa, que "o fogo está a consumir uma área de mato, havendo habitações dispersas pela serra, mas que até ao momento não correm qualquer risco".

A vila de Monchique localiza-se a 30 quilómetros da cidade de Portimão, no litoral, e a cerca de 35 da de Silves, no interior algarvio.

Lusa

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.