sicnot

Perfil

País

Cartão Jovem chega à idade adulta

Com 30 anos de idade, o Cartão Jovem conquistou mais de seis milhões de pessoas em Portugal, contando hoje com 166 mil utilizadores, e tem vindo a adaptar-se à novas tecnologias para conquistar utentes.

http://microsites.juventude.gov.pt

Em declarações à agência Lusa, Carlos Nunes, diretor comercial da Movijovem, entidade responsável pelo Cartão Jovem, disse que "a organização vai lançar um novo website com acesso a toda a informação relativa ao Cartão Jovem, juntamente com uma aplicação para smartphones, que irá permitir identificar todas as vantagens nacionais e europeias, através da consulta à rede de parceiros", os quais conferem descontos a todos os titulares.

A música "Faz Mais, Vive Mais" foi criada pelo grupo ÁTOA para a celebração dos 30 anos e dá o mote às iniciativas da Movijovem, que foi reconhecida como a melhor organização da European Youth Card Association (Associação Europeia do Cartão Jovem) e premiada na Assembleia Geral Europeia do Cartão Jovem, no princípio de junho, pelo trabalho realizado a nível nacional, mas também pelo contributo europeu que tem sido dado através da colaboração com o European Youth Card (Cartão Europeu de Juventude).

O cartão, que custava inicialmente 500 escudos (dois euros e meio) para jovens com idades entre os 14 e os 25 anos pode ser hoje adquirido pelo valor de 10 euros, desde os 12 aos 29 anos, tendo o número de vantagens oferecidas aos seus utilizadores crescido desde o seu lançamento, a 01 de julho de 1986.

Em 1990, Portugal registou a mais alta adesão da Europa ao Cartão Jovem, com 300 mil unidades vendidas, valor que quase duplica os 166 mil utilizadores atuais.

Os três primeiros cartões jovens foram entregues pelo Secretário de Estado da Juventude da altura, Couto dos Santos, aos desportistas Nuno Marques, considerado por alguns como "um dos melhores tenistas de todos os tempos", mas também a José Évora, futebolista júnior, e a Paula Lamego, nadadora do Sporting Clube de Portugal.

O Cartão Jovem, que iniciou a sua aplicação em França, seguindo-se a adesão de Portugal, encontra-se hoje em 36 países europeus, tendo mais de 70 mil vantagens ao dispor dos seus utilizadores.

Para além do Cartão Jovem clássico, a Movijovem criou outras opções, como o cartão de débito Mega Cartão Jovem, o Cartão Jovem Municipal, em 99 municípios ativos com isenções de taxas e licenças, o Cartão Jovem Galp com descontos em combustíveis ou o Cartão Jovem Académico.

Ainda que os novos cartões, principalmente o de débito e o Municipal, sejam os que têm maior adesão pelos utilizadores, existem também aqueles ligados ao setor desportivo, como o Cartão Jovem que compreende parcerias com clubes de futebol e o Cartão Jovem Atleta, através de parcerias com federações desportivas, que têm crescido para responder à procura.

A perspetiva social e solidária do Cartão Jovem tem como foco a promoção da mobilidade para os jovens, essencialmente os que têm menos recursos financeiros para usufruir do acesso a serviços, criação de bens e produtos que de outra forma não teriam essa possibilidade.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.