sicnot

Perfil

País

Vinte e seis regiões em risco muito alto de exposição à radiação UV

Vinte e seis regiões do país apresentam hoje risco Muito Alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

© Will Burgess / Reuters

O instituto colocou em risco Muito Alto as regiões de Bragança, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Faro, Sagres, Horta, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores.

A exceção vai, segundo o IPMA, para Ponta Delgada, que hoje está com níveis Moderados.

O IPMA recomenda à população, nas regiões com risco Extremo, que evite a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis Muito Alto e Alto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5 (Moderado), 6 a 7 ('Alto'), 8 a 10 (Muito Alto) e superior a 11 (Extremo).

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje, no continente, céu geralmente limpo, apresentando-se em geral muito nublado nas regiões no interior até ao início da manhã e nas regiões do litoral oeste até ao final da manhã, podendo essa nebulosidade persistir no litoral centro durante todo o dia.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 65 quilómetros por hora, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima no litoral norte.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte nas terras altas.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos, em especial na madrugada e manhã, e vento fraco a bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 25 graus Celsius, no Porto entre 16 e 22, em Vila Real entre 14 e 27, em Viseu entre 12 e 26, em Bragança entre 13 e 30, na Guarda entre 11 e 25, em Coimbra entre 16 e 25, em Castelo Branco entre 15 e 32, em Santarém entre 16 e 27, em Évora e Beja entre 14 e 31, em Faro entre 19 e 31, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada entre 17 e 23, na Horta entre 18 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 23.

Lusa

  • Fim de semana com sol e temperatura a chegar aos 40

    País

    O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com as temperaturas máximas a subirem 08 a 10 graus Celsius, podendo atingir no domingo os 40º no Alentejo, disse hoje agência à Lusa o meteorologista Bruno Café.Fim de semana com sol e temperaturas a rondar os 40 graus no domingo.

  • O tempo para hoje
    0:30

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, no continente, céu geralmente limpo, apresentando-se em geral muito nublado nas regiões do interior até ao início da manhã e nas regiões do litoral oeste até ao final da manhã, podendo essa nebulosidade persistir no litoral centro durante todo o dia.

  • DIRETO: Célula terrorista preparava grande atentado na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das vítimas mortais do atentado em Barcelona era de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. A polícia procura quatro jovens e há outras quatro detenções confirmadas. Os autores dos ataques na Catalunha, que mataram 14 pessoas e feriram 140, pertenciam ao mesmo grupo. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35

    Ataque em Barcelona

    Em Cambrils, também na Catalunha, foram mortos cinco alegados terroristas que atropelaram várias pessoas, uma morreu e seis ficaram feridas, quando escapavam a uma perseguição policial, esta madrugada. As autoridades investigam uma eventual relação entre os dois atentados. Nota: chamamos à atenção para a violência das imagens, que podem chocar os espetadores mais sensíveis.

  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55

    País

    As temperaturas altas e o vento forte estão a provocar reacendimentos em Mação. No terreno mantêm-se cerca de 800 bombeiros, numa altura que que há receio que as chamas voltem a ficar ativas, como explica o repórter Rui Carlos Teixeira.