sicnot

Perfil

País

Sete mortos e 530 acidentes na 1ª fase da operação Hermes

Sete mortos, mais quatro do que em 2015, e 530 acidentes, menos 21 que no ano passado, é o balanço da primeira fase da operação Hermes - Viajar em segurança, que decorreu entre sexta-feira e domingo, informou a GNR.

(SIC/ Arquivo)

Vinte e cinco feridos em estado grave (menos um que no ano passado) e 170 pessoas com ferimentos ligeiros (menos 51) foram também contabilizados durante os três dias da operação, refere um comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Do total de acidentes, 396 foram colisões, 116 despistes e 18 atropelamentos, acrescenta.

As sete mortes ocorreram nos distritos de Beja (2), Leiria (2), Braga (1), Faro (1) e Lisboa (1) e os maiores índices de sinistralidade verificaram-se nos distritos do Porto (87), Faro (69) e Aveiro (54).

Ao longo da operação - destinada a garantir a segurança dos utentes das vias rodoviárias durante as deslocações para locais de veraneio e eventos característicos do verão - a GNR deteve 136 condutores, dos quais 110 por condução com taxa de alcoolemia (TAS) igual/superior a 1,20 gramas por litro de sangue e 26 por falta de habilitação legal para conduzir.

Foram ainda detetadas 3,254 infrações, designadamente 1.557 por excesso de velocidade, 316 por condução com TAS superior ao permitido por lei, 170 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou cadeira para bebés e 110 por uso indevido de telemóvel durante a condução.

A segunda fase da Hermes decorre de 29 a 31 de julho e a terceira e quarta fases de 12 a 15 e de 26 a 28 de agosto, respetivamente.

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.