sicnot

Perfil

País

Sete mortos e 530 acidentes na 1ª fase da operação Hermes

Sete mortos, mais quatro do que em 2015, e 530 acidentes, menos 21 que no ano passado, é o balanço da primeira fase da operação Hermes - Viajar em segurança, que decorreu entre sexta-feira e domingo, informou a GNR.

(SIC/ Arquivo)

Vinte e cinco feridos em estado grave (menos um que no ano passado) e 170 pessoas com ferimentos ligeiros (menos 51) foram também contabilizados durante os três dias da operação, refere um comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Do total de acidentes, 396 foram colisões, 116 despistes e 18 atropelamentos, acrescenta.

As sete mortes ocorreram nos distritos de Beja (2), Leiria (2), Braga (1), Faro (1) e Lisboa (1) e os maiores índices de sinistralidade verificaram-se nos distritos do Porto (87), Faro (69) e Aveiro (54).

Ao longo da operação - destinada a garantir a segurança dos utentes das vias rodoviárias durante as deslocações para locais de veraneio e eventos característicos do verão - a GNR deteve 136 condutores, dos quais 110 por condução com taxa de alcoolemia (TAS) igual/superior a 1,20 gramas por litro de sangue e 26 por falta de habilitação legal para conduzir.

Foram ainda detetadas 3,254 infrações, designadamente 1.557 por excesso de velocidade, 316 por condução com TAS superior ao permitido por lei, 170 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou cadeira para bebés e 110 por uso indevido de telemóvel durante a condução.

A segunda fase da Hermes decorre de 29 a 31 de julho e a terceira e quarta fases de 12 a 15 e de 26 a 28 de agosto, respetivamente.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.