sicnot

Perfil

País

Médias do 9º ano descem a Português e Matemática

As médias dos exames do 9.º ano baixaram, face a 2015, um ponto percentual tanto a Português como em Matemática, revelam os resultados hoje divulgados pelo Ministério da Educação, relativos à primeira fase.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

ARMENIO BELO

A média na prova de Português, realizada por 90.545 alunos, situou-se em 57%, contra 58% em 2015, e no exame de Matemática (94.579 alunos) a média passou de 48% para 47% este ano.

No que diz respeito a reprovações, os resultados melhoraram a Português com a taxa a diminuir de 10% (em 2015) para 8%. Já em Matemática, registou-se um agravamento de dois pontos percentuais, com a taxa de reprovação a subir de 32% para 34%.

As provas finais do 3.º Ciclo foram realizadas pelos alunos do 9.º ano em 1.232 escolas, incluindo os estabelecimentos de ensino no estrangeiro com currículo português.

De acordo com o Ministério da Educação, estiveram envolvidos 4.088 professores no processo de classificação e cerca de 10 mil na vigilância dos exames.

"Na prova de Português observou-se que cerca de 73% dos alunos obteve uma classificação igual ou superior a 50%, sendo que na prova de Matemática, cerca de metade dos alunos obteve classificação igual ou superior a 50%", sublinha o Ministério em comunicado.

A tutela considera que se verificaram "correlações positivas bastante acentuadas" entre as classificações internas atribuídas pelas escolas e as notas dos exames.

"Relativamente à taxa de reprovação, salienta-se uma certa estabilidade relativamente ao ano de 2014", acrescenta.

Com Lusa

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.