sicnot

Perfil

País

Médias do 9º ano descem a Português e Matemática

As médias dos exames do 9.º ano baixaram, face a 2015, um ponto percentual tanto a Português como em Matemática, revelam os resultados hoje divulgados pelo Ministério da Educação, relativos à primeira fase.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

ARMENIO BELO

A média na prova de Português, realizada por 90.545 alunos, situou-se em 57%, contra 58% em 2015, e no exame de Matemática (94.579 alunos) a média passou de 48% para 47% este ano.

No que diz respeito a reprovações, os resultados melhoraram a Português com a taxa a diminuir de 10% (em 2015) para 8%. Já em Matemática, registou-se um agravamento de dois pontos percentuais, com a taxa de reprovação a subir de 32% para 34%.

As provas finais do 3.º Ciclo foram realizadas pelos alunos do 9.º ano em 1.232 escolas, incluindo os estabelecimentos de ensino no estrangeiro com currículo português.

De acordo com o Ministério da Educação, estiveram envolvidos 4.088 professores no processo de classificação e cerca de 10 mil na vigilância dos exames.

"Na prova de Português observou-se que cerca de 73% dos alunos obteve uma classificação igual ou superior a 50%, sendo que na prova de Matemática, cerca de metade dos alunos obteve classificação igual ou superior a 50%", sublinha o Ministério em comunicado.

A tutela considera que se verificaram "correlações positivas bastante acentuadas" entre as classificações internas atribuídas pelas escolas e as notas dos exames.

"Relativamente à taxa de reprovação, salienta-se uma certa estabilidade relativamente ao ano de 2014", acrescenta.

Com Lusa

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Trump remarca encontro com Kim Jong-un no Twitter
    2:33

    Mundo

    A Coreia do Sul e a Coreia do Norte reuniram-se pela segunda vez em menos de um mês. Os Presidentes dos dois países dizem que estão a cooperar para que a cimeira entre Washington e Pyongyang, em Singapura, seja um sucesso. Donald Trump regressou ao Twitter para remarcar a cimeira a 12 de junho.

  • Brasil "virado do avesso" devido à greve dos camionistas
    2:27
  • Na linha do triunfo
    16:49