sicnot

Perfil

País

Médias do 9º ano descem a Português e Matemática

As médias dos exames do 9.º ano baixaram, face a 2015, um ponto percentual tanto a Português como em Matemática, revelam os resultados hoje divulgados pelo Ministério da Educação, relativos à primeira fase.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

ARMENIO BELO

A média na prova de Português, realizada por 90.545 alunos, situou-se em 57%, contra 58% em 2015, e no exame de Matemática (94.579 alunos) a média passou de 48% para 47% este ano.

No que diz respeito a reprovações, os resultados melhoraram a Português com a taxa a diminuir de 10% (em 2015) para 8%. Já em Matemática, registou-se um agravamento de dois pontos percentuais, com a taxa de reprovação a subir de 32% para 34%.

As provas finais do 3.º Ciclo foram realizadas pelos alunos do 9.º ano em 1.232 escolas, incluindo os estabelecimentos de ensino no estrangeiro com currículo português.

De acordo com o Ministério da Educação, estiveram envolvidos 4.088 professores no processo de classificação e cerca de 10 mil na vigilância dos exames.

"Na prova de Português observou-se que cerca de 73% dos alunos obteve uma classificação igual ou superior a 50%, sendo que na prova de Matemática, cerca de metade dos alunos obteve classificação igual ou superior a 50%", sublinha o Ministério em comunicado.

A tutela considera que se verificaram "correlações positivas bastante acentuadas" entre as classificações internas atribuídas pelas escolas e as notas dos exames.

"Relativamente à taxa de reprovação, salienta-se uma certa estabilidade relativamente ao ano de 2014", acrescenta.

Com Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.