sicnot

Perfil

País

Unidade que opera transexuais investigada por queixas à Ordem dos Médicos

Unidade que opera transexuais investigada por queixas à Ordem dos Médicos

A Inspeção-Geral das Atividades de Saúde investigou a única unidade pública que opera transexuais, depois da Ordem dos Médicos receber queixas. Concluiu-se que a unidade precisa de criar uma lista de espera específica para estes utentes e reforçar a equipa cirúrgica. A administração do Hospital de Coimbra diz que não está em causa a qualidade dos tratamentos.

  • Investigada unidade de saúde que opera transexuais
    6:00

    País

    A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde está investigar uma unidade no Hospital de Coimbra, que é a única que realiza cirurgias de mudança de sexo no Serviço Nacional.A Ordem dos Médicos recebeu queixas de transexuais insatisfeitos com a qualidade da técnica e com os tempos de espera. Há um ano, a situação foi denunciada numa reportagem da SIC.

  • Meses à espera para mudar de sexo
    11:06

    Reportagem Especial

    Dezenas de transexuais esperam há vários meses por uma cirurgia de mudança de sexo, alegando que o Hospital de Coimbra, o único a operar pelo Serviço Nacional de Saúde, não está a dar resposta. A direção da unidade diz que os tempos de espera estão dentro do previsto para doentes não urgentes. Em Portugal, há cerca de 150 transexuais, mas nem todos querem levar o processo cirúrgico até ao fim.

  • Presidente do Conselho Europeu admite divergências com Trump

    Mundo

    O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu hoje que a reunião mantida em Bruxelas com o presidente norte-americano, Donald Trump, permitiu constatar pontos de concordância em várias áreas, mas também de discordância noutras, como clima, comércio e Rússia."

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08