sicnot

Perfil

País

Fogo em Évora dominado sem atingir habitações

O incêndio que deflagrou hoje à tarde na periferia de Évora foi dominado pelos bombeiros cerca das 16:20, sem causar danos pessoais, nem atingir quaisquer habitações, disse à agência Lusa o comandante operacional distrital, José Ribeiro.

(Arquivo)

(Arquivo)

PAULO CUNHA

Segundo o mesmo responsável, o fogo destruiu uma área ainda por calcular de pasto, mato, arvoredo e um palheiro, no alto de S. Bento de Cástris, onde se localizam algumas quintas e habitações, a cerca de dois quilómetros da cidade de Évora.

O combate às chamas, que envolveu três meios aéreos e mais de uma centena de operacionais, foi dificultado pelo vento e pela existência de muitas casas na zona, cuja defesa ocupou inicialmente os bombeiros, referiu.

O responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora explicou que o vento motivou a propagação das chamas, que chegaram a lavrar em duas frentes.

As causas do incêndio estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária (PJ), que esteve durante a tarde no local a recolher vestígios e indícios, adiantou à Lusa fonte policial.

A mesma fonte frisou ser ainda "prematuro" indicar eventuais causas do fogo, cuja investigação é da competência da PJ.

Depois de dominarem o fogo, segundo José Ribeiro, os bombeiros vão permanecer na área afetada para as operações de rescaldo, que prevê "demoradas".

O alerta foi dado às 13:43, tendo o combate mobilizado um total de 169 operacionais e 52 viaturas das várias corporações de bombeiros da região, com o auxílio de um helicóptero e de dois aviões bombardeiros.

O fogo condicionou o trânsito na zona, incluindo na estrada que liga Évora à vila de Arraiolos.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC