sicnot

Perfil

País

Fogo em Évora dominado sem atingir habitações

O incêndio que deflagrou hoje à tarde na periferia de Évora foi dominado pelos bombeiros cerca das 16:20, sem causar danos pessoais, nem atingir quaisquer habitações, disse à agência Lusa o comandante operacional distrital, José Ribeiro.

(Arquivo)

(Arquivo)

PAULO CUNHA

Segundo o mesmo responsável, o fogo destruiu uma área ainda por calcular de pasto, mato, arvoredo e um palheiro, no alto de S. Bento de Cástris, onde se localizam algumas quintas e habitações, a cerca de dois quilómetros da cidade de Évora.

O combate às chamas, que envolveu três meios aéreos e mais de uma centena de operacionais, foi dificultado pelo vento e pela existência de muitas casas na zona, cuja defesa ocupou inicialmente os bombeiros, referiu.

O responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora explicou que o vento motivou a propagação das chamas, que chegaram a lavrar em duas frentes.

As causas do incêndio estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária (PJ), que esteve durante a tarde no local a recolher vestígios e indícios, adiantou à Lusa fonte policial.

A mesma fonte frisou ser ainda "prematuro" indicar eventuais causas do fogo, cuja investigação é da competência da PJ.

Depois de dominarem o fogo, segundo José Ribeiro, os bombeiros vão permanecer na área afetada para as operações de rescaldo, que prevê "demoradas".

O alerta foi dado às 13:43, tendo o combate mobilizado um total de 169 operacionais e 52 viaturas das várias corporações de bombeiros da região, com o auxílio de um helicóptero e de dois aviões bombardeiros.

O fogo condicionou o trânsito na zona, incluindo na estrada que liga Évora à vila de Arraiolos.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.