sicnot

Perfil

País

Amigos e ex-colaboradores de Cavaco no sábado em almoço de "gratidão e admiração"

ARMANDO FRANCA

Um grupo de amigos e ex-colaboradores de Cavaco Silva reúne-se sábado num "almoço de amizade" para expressar a "gratidão e admiração" ao ex-primeiro-ministro e ex-presidente da República, segundo Leonor Beleza.

O almoço decorrerá num hotel em Lisboa e a organização conta com pelo menos 80 pessoas, prevendo-se "umas palavras de saudação" dos organizadores e também de Cavaco Silva, na fase inicial do almoço, aberta à comunicação social.

"É um almoço informal de amigos que tinham vontade de o reencontrar, de conversar. É um almoço com uma forte componente de amizade, gratidão e admiração", afirmou Leonor Beleza, em declarações à Lusa.

No núcleo que organiza o almoço, noticiado pelo Expresso no sábado, incluem-se a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, a ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite, João Lobo Antunes, Luís Palha, Vasco Rocha Vieira e Luís Sousa Macedo.

Cavaco Silva foi líder do PSD durante uma década, primeiro-ministro de Portugal entre 1985 e 1995 e Presidente da República entre 2006 e 2016.

No mesmo dia, mas à tarde, decorre uma homenagem ao líder do I Governo Constitucional, Mário Soares, por iniciativa do primeiro-ministro, António Costa, e para a qual foram convidados todos os primeiros-ministros e presidentes da República.

Com a cerimónia, que se realizará ao fim da tarde nos jardins da residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, António Costa pretende homenagear a figura de Mário Soares e ao mesmo tempo destacar a importância deste Governo que resultou das primeiras eleições legislativas realizadas em Portugal após o 25 de Abril.

Lusa

  • Bernardo Silva no City? O que Pep Guardiola disse ao português na Champions
    0:34
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57