sicnot

Perfil

País

Braga sob aviso laranja e 12 distritos sob aviso amarelo

(Arquivo)

O distrito de Braga está esta quarta-feira sob Aviso Laranja, enquanto outros 12 estão sob Aviso Amarelo devido ao calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, o distrito de Braga está sob Aviso laranja até às 21:00 de quinta-feira.

O Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

O IPMA colocou também 12 distritos (Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro) e o arquipélago da Madeira sob 'Aviso Amarelo' até às 21:00 de quinta-feira devido ao calor.

O Aviso Amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O instituto prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã, e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, com rajadas até 60 quilómetros por hora, em especial durante a tarde, e rodando temporariamente para sudoeste na costa sul do Algarve.

Nas terras altas das regiões norte e centro, o vento soprará moderado do quadrante norte, em especial até meio da manhã e a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste, pequena descida de temperatura na região sul, em especial da mínima, e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, vento moderado de nordeste, soprando forte nas terras altas e pequena descida de temperatura nas terras altas.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento leste bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 31 graus, no Porto entre 16 e 30, em Braga entre 16 e 38, em Vila Real entre 20 e 36, em Viseu entre 18 e 37, em Bragança entre 17 e 35, em Coimbra entre 16 e 34, na Guarda entre 18 e 34, em Castelo Branco entre 20 e 38, em Portalegre entre 119 e 36, em Santarém entre 16 e 37, em Évora entre 15 e 38, em Beja entre 15 e 36, em Faro entre 21 e 33, no Funchal entre 21 e 26, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 26 e na Horta entre 19 e 25.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:25

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã, e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, com rajadas até 60 quilómetros por hora, em especial durante a tarde, e rodando temporariamente para sudoeste na costa sul do Algarve.

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.