sicnot

Perfil

País

Britânico suspeito de homicídio de criança em 1994 detido em Lisboa

Um homem de nacionalidade britânica acusado do homicídio de uma criança de seis anos, ocorrido em 1994, foi detido em Lisboa, para extradição para o Reino Unido, anunciou esta terça-feira a Polícia Judiciária.

O suspeito, de 35 anos, foi localizado no âmbito do cumprimento de um mandado de detenção europeu e está também "indiciado como autor de um incêndio ocorrido numa esquadra de polícia", referiu a polícia em comunicado.

Segundo a nota, o detido irá ser presente ao Tribunal de Relação de Lisboa para a determinação das medidas de coação.

De acordo com a edição 'online' do jornal Daily Mail, James Watson é suspeito do assassinato de Rikki Neave, que "foi encontrada estrangulada até à morte" em 1994, na propriedade onde Watson cresceu, em Peterborough, Cambridgeshire.

A mesma fonte avançou que, em abril deste ano, o homem foi preso pelo crime (que terá cometido no início da adolescência), mas "foi libertado sob fiança".

"De seguida, saiu de um hostel em Northampton, em junho, tendo usado uma autocaravana para fugir do Reino Unido, a partir de Dover, Kent", referiu o órgão britânico.

"Julga-se que James Watson e um amigo pretendiam esconder-se em Portugal, mas o parceiro não concordou, o que o levou a querer voltar para casa", acrescentou.

No entanto, foi esta tarde que, na tentativa de retornar ao Reino Unido, Watson foi preso por agentes locais em Lisboa.

O suspeito "permanecerá sob custódia em Portugal, enquanto não começar o processo de extradição", sublinhou o Daily Mail.

O jornal adiantou que são esperados nos próximos dias em Portugal oficiais das autoridades britânicas.

Contactada pela agência Lusa, a Polícia Judiciária disse não ter mais informações sobre a detenção.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.