sicnot

Perfil

País

Costa no Brasil para os Jogos Paralímpicos e cimeira da CPLP

© Rafael Marchante / Reuters

O primeiro-ministro vai representar Portugal na abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em setembro, e deverá voltar ao Brasil em novembro, com o Presidente da República, para participar na cimeira da CPLP, disse hoje fonte oficial.

Fonte do gabinete de António Costa disse que, em articulação com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ficou definido que o chefe de Estado iria à abertura oficial dos Jogos Olímpicos (na sexta-feira, 05 de agosto) e o primeiro-ministro à mesma cerimónia, mas dos Jogos Paralímpicos, a 07 de setembro.

Também está definido que em novembro, na próxima cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que o Brasil organizará em local e data ainda a definir, estarão presentes o Presidente da República e o primeiro-ministro.

À margem da cimeira da CPLP, António Costa deverá manter encontros políticos com responsáveis brasileiros.

Relativamente à deslocação de setembro, além do Rio de Janeiro, o primeiro-ministro participará num encontro com empresários em São Paulo, promovido pela Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, liderada por Nuno Rebelo de Sousa, filho do Presidente da República.

António Costa visitará também a Bienal de São Paulo, a 06 de setembro, com a presença de artistas portugueses.

No dia seguinte, já no Rio de Janeiro, e antes da abertura oficial dos jogos, o primeiro-ministro visitará a Aldeia Olímpica, onde estarão os atletas paralímpicos portugueses.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro realizam-se de 05 a 21 de agosto e os Jogos Paralímpicos de 07 a 18 de setembro.

Lusa

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Passos Coelho apela à reforma do IRC
    0:38

    Economia

    Passos Coelho critica o que diz ser um aumento do salário minimo nacional feito de forma irresponsável e sugere ao Governo que retome a reforma do IRC. No discurso de encerramento do congresso do PSD-Açores, o líder social democrata reafirmou que o Governo não pode contar com o PSD quando há divergências na "geringonça".

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37