sicnot

Perfil

País

Costa no Brasil para os Jogos Paralímpicos e cimeira da CPLP

© Rafael Marchante / Reuters

O primeiro-ministro vai representar Portugal na abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em setembro, e deverá voltar ao Brasil em novembro, com o Presidente da República, para participar na cimeira da CPLP, disse hoje fonte oficial.

Fonte do gabinete de António Costa disse que, em articulação com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ficou definido que o chefe de Estado iria à abertura oficial dos Jogos Olímpicos (na sexta-feira, 05 de agosto) e o primeiro-ministro à mesma cerimónia, mas dos Jogos Paralímpicos, a 07 de setembro.

Também está definido que em novembro, na próxima cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que o Brasil organizará em local e data ainda a definir, estarão presentes o Presidente da República e o primeiro-ministro.

À margem da cimeira da CPLP, António Costa deverá manter encontros políticos com responsáveis brasileiros.

Relativamente à deslocação de setembro, além do Rio de Janeiro, o primeiro-ministro participará num encontro com empresários em São Paulo, promovido pela Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, liderada por Nuno Rebelo de Sousa, filho do Presidente da República.

António Costa visitará também a Bienal de São Paulo, a 06 de setembro, com a presença de artistas portugueses.

No dia seguinte, já no Rio de Janeiro, e antes da abertura oficial dos jogos, o primeiro-ministro visitará a Aldeia Olímpica, onde estarão os atletas paralímpicos portugueses.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro realizam-se de 05 a 21 de agosto e os Jogos Paralímpicos de 07 a 18 de setembro.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.