sicnot

Perfil

País

Costa no Brasil para os Jogos Paralímpicos e cimeira da CPLP

© Rafael Marchante / Reuters

O primeiro-ministro vai representar Portugal na abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em setembro, e deverá voltar ao Brasil em novembro, com o Presidente da República, para participar na cimeira da CPLP, disse hoje fonte oficial.

Fonte do gabinete de António Costa disse que, em articulação com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ficou definido que o chefe de Estado iria à abertura oficial dos Jogos Olímpicos (na sexta-feira, 05 de agosto) e o primeiro-ministro à mesma cerimónia, mas dos Jogos Paralímpicos, a 07 de setembro.

Também está definido que em novembro, na próxima cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que o Brasil organizará em local e data ainda a definir, estarão presentes o Presidente da República e o primeiro-ministro.

À margem da cimeira da CPLP, António Costa deverá manter encontros políticos com responsáveis brasileiros.

Relativamente à deslocação de setembro, além do Rio de Janeiro, o primeiro-ministro participará num encontro com empresários em São Paulo, promovido pela Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, liderada por Nuno Rebelo de Sousa, filho do Presidente da República.

António Costa visitará também a Bienal de São Paulo, a 06 de setembro, com a presença de artistas portugueses.

No dia seguinte, já no Rio de Janeiro, e antes da abertura oficial dos jogos, o primeiro-ministro visitará a Aldeia Olímpica, onde estarão os atletas paralímpicos portugueses.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro realizam-se de 05 a 21 de agosto e os Jogos Paralímpicos de 07 a 18 de setembro.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.