sicnot

Perfil

País

Oito distritos e Madeira sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Oito distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo desde as 02:18 e até às 22:00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo o arquipélago da Madeira devido ao tempo quente entre as 13:00 de hoje e as 02:00 de sábado.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da manhã e a partir do fim da tarde, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira da região centro.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado, predominando de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, e temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve e prevê também pequena descida da temperatura máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos nas vertentes norte até meio da manhã, vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas e pequena subida da temperatura.

Nos Açores está previsto céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva pontualmente forte durante a madrugada e manhã e vento sudoeste moderado.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 27 graus celsius, no Porto entre 15 e 23, em Braga entre 15 e 32, em Vila Real entre 18 e 33, em Viseu entre 18 e32, em Bragança entre 17 e 34, na Guarda entre 19 e 31, em Coimbra entre 14 e 27, em Castelo Branco entre 21 e 37, em Portalegre entre 21 e 34, em Santarém entre 16 e 30, em Évora entre 16 e 36, em Beja entre 17 e 35, em Faro entre 20 e 31, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada e na Horta entre 20 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 22 e 25.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:28

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da manhã e a partir do fim da tarde, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira da região centro. Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54