sicnot

Perfil

País

Proteção Civil da Madeira alerta para temperaturas elevadas nos próximos dias

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPCM) emitiu hoje recomendações à população para minimizar os efeitos das temperaturas elevadas no arquipélago, colocado sob aviso amarelo e laranja até às 21h00 de sábado.

Numa nota, o SRPC refere que entre sexta-feira e o dia 9 o arquipélago "estará sob a influência direta de uma massa de ar tropical continental, quente e seco", o que significa que as temperaturas máximas vão atingir valores entre os 29 e os 33 graus.

A humidade relativa será "muito baixa, em particular acima de 200/300 metros de altitude".

Esta situação meteorológica, classificada como "adversa", levou o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar as zonas montanhosas sob aviso laranja e o restante território na Madeira e no Porto Santo sob aviso amarelo.

Na nota, a Proteção Civil menciona ser "expectável a presença de poeiras na baixa atmosfera oriundas do norte de África", desaconselhando, entre outros aspetos, a realização de queimadas ou fogueiras e recomendando comportamentos adequados face ao perigo de incêndio florestal.

A autoridade aponta ainda que, nas regiões montanhosas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, o vento poderá ser temporariamente moderado a forte (30 a 45 quilómetros/hora), com rajadas da ordem de 70 a 80 quilómetros e rumos predominantes de nordeste e de este.

Entre outras medidas, a SRPC da Madeira sugere o uso de vestuário apropriado, a aplicação de protetor solar, a utilização de chapéus e óculos de sol, a ingestão de líquidos que potenciem a hidratação e a ingestão de uma alimentação leve, sublinhando ser necessário dar atenção redobrada aos cuidados com as crianças e os mais idosos.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC