sicnot

Perfil

País

Proteção Civil da Madeira alerta para temperaturas elevadas nos próximos dias

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPCM) emitiu hoje recomendações à população para minimizar os efeitos das temperaturas elevadas no arquipélago, colocado sob aviso amarelo e laranja até às 21h00 de sábado.

Numa nota, o SRPC refere que entre sexta-feira e o dia 9 o arquipélago "estará sob a influência direta de uma massa de ar tropical continental, quente e seco", o que significa que as temperaturas máximas vão atingir valores entre os 29 e os 33 graus.

A humidade relativa será "muito baixa, em particular acima de 200/300 metros de altitude".

Esta situação meteorológica, classificada como "adversa", levou o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar as zonas montanhosas sob aviso laranja e o restante território na Madeira e no Porto Santo sob aviso amarelo.

Na nota, a Proteção Civil menciona ser "expectável a presença de poeiras na baixa atmosfera oriundas do norte de África", desaconselhando, entre outros aspetos, a realização de queimadas ou fogueiras e recomendando comportamentos adequados face ao perigo de incêndio florestal.

A autoridade aponta ainda que, nas regiões montanhosas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, o vento poderá ser temporariamente moderado a forte (30 a 45 quilómetros/hora), com rajadas da ordem de 70 a 80 quilómetros e rumos predominantes de nordeste e de este.

Entre outras medidas, a SRPC da Madeira sugere o uso de vestuário apropriado, a aplicação de protetor solar, a utilização de chapéus e óculos de sol, a ingestão de líquidos que potenciem a hidratação e a ingestão de uma alimentação leve, sublinhando ser necessário dar atenção redobrada aos cuidados com as crianças e os mais idosos.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.