sicnot

Perfil

País

Maioria dos alunos do 9º ano chumba na 2ª fase a Português ou a Matemática

​Mais de metade dos alunos do 9.º ano chumbaram na 2.º fase da prova final de Português, assim como a maioria dos estudantes que fez a prova de Matemática, revelou hoje pelo Ministério da Educação (ME).

A percentagem de alunos que reprovou na 2.º fase a Português foi de 52%, o que revela um aumento em relação ao ano passado, quando a taxa de chumbos foi de 36%, segundo informação do Júri Nacional de Exames (JNE) hoje divulgada pelo Ministério da Educação..

Já a Matemática registou-se uma redução de alunos que chumbaram: no ano passado eram 79% do total e este ano foram 64%.

Como resultado, as médias das classificações das provas finais de Português baixaram enquanto a Matemática subiram, apesar de se manterem as duas disciplinas com uma média negativa.

A média das provas de Português foi de 39 pontos enquanto a média dos exames de Matemática foi de 22 pontos.

A 2.ª fase das provas finais de ciclo do 9.º ano destinava-se aos alunos que estavam numa situação de não aprovação no ciclo, recorda o Ministério da Educação.

As provas foram realizadas em 1.232 escolas do país, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português e foram classificadas por 479 professores.

Nesta 2.ª fase realizaram-se 9.181 provas: 4.854 a Português e 4.289 a Matemática.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..