sicnot

Perfil

País

Fogo em Mêda, Guarda, combatido por 142 homens e dois meios aéreos

MIGUEL PEREIRA DA SILVA / LUSA

Um incêndio que deflagrou hoje numa zona de Mato em Rabaçal, freguesia de Mêda, distrito da Guarda, está a ser combatido por 142 homens, 41 viaturas e dois meios aéreos, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O fogo "em mato", com "uma frente ativa", começou pelas 09:33 de hoje, acrescenta a página da internet da ANPC, indicando a existência de "riscos mistos /incêndios rurais / povoamento florestal".

A informação disponibilizada às 13:00 pela Proteção Civil destacava como "ocorrências importantes" mais três incêndios, que, no total, estão a mobilizar 480 homens, 148 meios terrestres e nove meios aéreos.

Em causa estão um incêndio no distrito Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, e dois no distrito do Porto - um em Gestaçô, Baião, e outro em Melres, Gondomar.

O fogo que deflagrou na quinta-feira numa zona de mato em Peneda, freguesia da Gavieira, Arcos de Valdevez, continua ativo e está a ser combatido por 194 homens, 62 viaturas e seis meios aéreos.

No concelho de Gondomar, o incêndio que começou na tarde de sexta-feira na freguesia de Melres e Medas, concelho de Gondomar, distrito do Porto, tem duas frentes ativas "bastante longas" e está a aproximar-se de duas povoações, revelaram os Bombeiros Voluntários de Melres à Lusa, por volta das 11:30.

De acordo com ANPC, foram mobilizados para combater as chamas 87 homens, 29 viaturas e um meio aéreo.

Em Gestaçô, concelho de Baião, um "incêndio em mato com uma frente ativa" está a ser combatido por 57 homens e 16 meios terrestres, segundo a ANPC.

De acordo com a Proteção Civil, este fogo começou pelas 05:50 de hoje.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.