sicnot

Perfil

País

Ambientalistas alertam para falta de informação sobre má qualidade do ar

A associação ambientalista ZERO alertou para a falta de informação ao público sobre os elevados níveis de poluição do ar, nos últimos dias, decorrentes das altas concentrações de partículas causadas pelos incêndios.

Em comunicado, a ZERO -- Associação Sistema Terrestre Sustentável revela que a consulta à página oficial da Agência Portuguesa do Ambiente, que disponibiliza informação sobre a qualidade do ar, permite verificar que existem "falhas graves na informação ao público".

Segundo a associação, a região Centro não tem disponível qualquer informação dos níveis de poluentes observados, enquanto a estação de monitorização em Leça do Balio, em Matosinhos, registou, entre as 12:00 e as 13:00, uma ultrapassagem do denominado limiar de informação de ozono, sem que se tenha verificado qualquer aviso à população.

"Talvez por influência dos incêndios em regiões próximas, um conjunto de estações de monitorização nos concelhos de Matosinhos e Valongo estão a registar valores elevados de partículas, algumas delas com picos horários muito significativos", ao passo que "a zona a Sul de Lisboa está com qualidade do ar fraca, com elevados níveis de partículas", indica a associação.

Os ambientalistas revelam ainda que a cidade de Gaia tem informação disponível, mas que a cidade do Porto tem informação "muito limitada", nomeadamente sem indicação dos níveis de partículas inaláveis, e que várias zonas do Norte estão com "grandes falhas na informação" disponibilizada.

Quanto aos Açores, estão sob influência de uma massa de ar com elevadas concentrações de partículas oriundas do Saara, mas "a única estação no arquipélago não tem qualquer informação de medições disponível", lamentam os ambientalistas.

Lusa

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.