sicnot

Perfil

País

Governo da Madeira presta apoio a residentes retirados de casa

A secretária da Inclusão e Assuntos Sociais da Madeira afirmou esta segunda-feira que está a ser prestado apoio aos residentes da zona de São Roque, no Funchal, que tiveram de sair das suas casas devido a um incêndio.

JO\303\203O HOMEM GOUVEIA

Segundo Rubina Leal, que está a acompanhar as operações no local, está a ser dado apoio "sobretudo a idosos, que estão a ser alojados num espaço no Clube Desportivo do Galeão", em São Roque.

"Estamos a controlar a situação não só em termos dos fogos, mas também de apoio às populações que tiveram de sair das habitações", resumiu.

A responsável, que tutela a área da Proteção Civil, adiantou que há elementos de sete corporações de bombeiros a combater o incêndio, que deflagrou pelas 15:30 numa área florestal na freguesia de São Roque, mas entretanto já se estendeu à freguesia vizinha de Santo António.

Várias pessoas foram já retiradas de casa devido ao fumo.

"O vento não é nada favorável", disse Rubina Leal.

A responsável adiantou que no terreno está também a Cruz Vermelha, elementos do Exército e a PSP, que já fechou vários acessos por motivos de segurança.

Rubina Leal referiu não ter "conhecimento de que existam danos materiais, pelo menos avultados", em habitações nas zonas afetadas pelo incêndio, atestando que todos os meios estão "operacionais" e que foi preparado o pavilhão de São Roque para a eventualidade de ser necessário acolher pessoas.

Das corporações de bombeiros da ilha não foram ativadas para o combate a este incêndio as de São Vicente, Calheta e Ribeira Brava, apontou a governante.

A responsável apelou às pessoas para que "não retornem às habitações" enquanto não for completamente seguro.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.