sicnot

Perfil

País

Governo da Madeira presta apoio a residentes retirados de casa

A secretária da Inclusão e Assuntos Sociais da Madeira afirmou esta segunda-feira que está a ser prestado apoio aos residentes da zona de São Roque, no Funchal, que tiveram de sair das suas casas devido a um incêndio.

JO\303\203O HOMEM GOUVEIA

Segundo Rubina Leal, que está a acompanhar as operações no local, está a ser dado apoio "sobretudo a idosos, que estão a ser alojados num espaço no Clube Desportivo do Galeão", em São Roque.

"Estamos a controlar a situação não só em termos dos fogos, mas também de apoio às populações que tiveram de sair das habitações", resumiu.

A responsável, que tutela a área da Proteção Civil, adiantou que há elementos de sete corporações de bombeiros a combater o incêndio, que deflagrou pelas 15:30 numa área florestal na freguesia de São Roque, mas entretanto já se estendeu à freguesia vizinha de Santo António.

Várias pessoas foram já retiradas de casa devido ao fumo.

"O vento não é nada favorável", disse Rubina Leal.

A responsável adiantou que no terreno está também a Cruz Vermelha, elementos do Exército e a PSP, que já fechou vários acessos por motivos de segurança.

Rubina Leal referiu não ter "conhecimento de que existam danos materiais, pelo menos avultados", em habitações nas zonas afetadas pelo incêndio, atestando que todos os meios estão "operacionais" e que foi preparado o pavilhão de São Roque para a eventualidade de ser necessário acolher pessoas.

Das corporações de bombeiros da ilha não foram ativadas para o combate a este incêndio as de São Vicente, Calheta e Ribeira Brava, apontou a governante.

A responsável apelou às pessoas para que "não retornem às habitações" enquanto não for completamente seguro.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.