sicnot

Perfil

País

Incêndio em Barcelos tem três frentes ativas e propagou-se a várias freguesias

Incêndio em Barcelos tem três frentes ativas e propagou-se a várias freguesias

O incêndio florestal que deflagrou durante a tarde de domingo em Tamel Santa Leocádia, em Barcelos, já se propagou a várias freguesias e continua com três frentes ativas. Uma moradora de Feitos explicou à SIC a preocupação pela sua casa e as dos vizinhos, que foram quase consumidas pelas chamas.

Vítor Azevedo disse à Lusa que "ainda não há qualquer perspetiva temporal" para que o incêndio possa ser dado por controlado.

Segundo aquele responsável, o vento forte com constantes oscilações de direção tem sido umas das principais dificuldades encontradas pelos bombeiros no combate às chamas.

Além disso, destacou a "grande carga combustível" da floresta em questão e o seu "completo abandono", com uma "total inexistência de limpeza".

Vítor Azevedo disse que as chamas já se propagaram a várias outras freguesias não só do concelho de Barcelos, como Aldreu, Palme, Feitos e Vila Cova, mas também de Esposende, como Vila Chã.

Sublinhou que "não há casas em risco".

Segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, no combate ao incêndio estão envolvidos 161 operacionais, apoiados por 56 meios terrestres e dois aéreos.

Com Lusa

  • Incêndio em Barcelos ativo há mais de 24 horas
    1:02

    País

    A preocupação das autoridades está também no concelho de Barcelos. O incêndio está ativo há 24 horas e já alastrou a seis freguesias. As autoridades admitem acionar mais meios de combate, visto que a situação tem vindo a piorar.

  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Duas pessoas alvejadas devido a disputa de linha de água em Cabeceiras de Basto
    1:23

    País

    Duas pessoas foram alvejadas por causa de uma disputa de uma linha de água, esta terça-feira, em Cabeceiras de Basto. O suspeito escondeu-se num barracão, mas acabou por ser detido pela GNR. As vítimas sofreram ferimentos ligeiros no braço e no peito. O tenente André Rodrigues, do Comando de Braga, revelou que os disparos foram feitos com uma caçadeira.

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Participante no incidente em Charlottesville teme pela vida
    1:43

    Mundo

    Um dos participantes nos incidentes em Charlottesville e membro de um grupo de extrema-direita supremacista teme vir a ser detido ou até morto, pelas declarações que fez durante uma reportagem da Vice News, que se tornou viral nas redes sociais.