sicnot

Perfil

País

Incêndio em Barcelos tem três frentes ativas e propagou-se a várias freguesias

Incêndio em Barcelos tem três frentes ativas e propagou-se a várias freguesias

O incêndio florestal que deflagrou durante a tarde de domingo em Tamel Santa Leocádia, em Barcelos, já se propagou a várias freguesias e continua com três frentes ativas. Uma moradora de Feitos explicou à SIC a preocupação pela sua casa e as dos vizinhos, que foram quase consumidas pelas chamas.

Vítor Azevedo disse à Lusa que "ainda não há qualquer perspetiva temporal" para que o incêndio possa ser dado por controlado.

Segundo aquele responsável, o vento forte com constantes oscilações de direção tem sido umas das principais dificuldades encontradas pelos bombeiros no combate às chamas.

Além disso, destacou a "grande carga combustível" da floresta em questão e o seu "completo abandono", com uma "total inexistência de limpeza".

Vítor Azevedo disse que as chamas já se propagaram a várias outras freguesias não só do concelho de Barcelos, como Aldreu, Palme, Feitos e Vila Cova, mas também de Esposende, como Vila Chã.

Sublinhou que "não há casas em risco".

Segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, no combate ao incêndio estão envolvidos 161 operacionais, apoiados por 56 meios terrestres e dois aéreos.

Com Lusa

  • Incêndio em Barcelos ativo há mais de 24 horas
    1:02

    País

    A preocupação das autoridades está também no concelho de Barcelos. O incêndio está ativo há 24 horas e já alastrou a seis freguesias. As autoridades admitem acionar mais meios de combate, visto que a situação tem vindo a piorar.

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..